Transcript
Test Loops Loops de recirculação são usados em laboratórios para prover um ambiente similar ao ambiente natural de estudo (presença de água, fluído supercrítico..). Uma grande variedade de parâmetros operacionais podem ser simulados, mas os mais importantes são: temperatura, pressão, água química, gases dissolvidos e taxa de fluxo. Não há projeto de loop padrão disponível, já que os loops são projetados para proporcionar os parâmetros operacionais necessários. Loops de ensaio que simulem o funcionamento de usinas são capazes de fornecer água com concentrações muito bem definidas de Oxigênio e Hidrogênio. É dada especial atenção ao monitoramento de ambos os fluxos de água, que entram e saem, e a remoção de contaminantes da água. Loops de elevadas temperatura e pressão são característicos para operarem em ambientes de água supercrítica (ACS). Destaca-se o controle de aquecimento e refrigeração da água e dos componentes do sistema. A purificação da água é muito importante, porque o ambiente corrosivo pode causar elevada concentração de espécies dissolvidas na água que sai do equipamento. A Cormet também constrói loops de vapor para ambientes de alta pressão e temperatura, e para ambientes de pressão sub-atmosférica. Loops simulando aplicações nas indústria de óleo e gás são projetadas para resistir aos gases H2S e CO2. Eles são construídos com materiais resistentes à corrosão, como Hastelloy e certos polímeros. Loops de recirculação fornecem um grande volume de água para estabilizar a água química durante um longo período de tempo. Os loops também fornecem um ambiente contendo H2S e CO2 conforme a norma NACE TM0198-2001. O design dos Loops podem ser divididos em duas partes: parte de baixa pressão e parte de alta pressão. A parte de baixa pressão inclui um tanque de armazenamento em que a água necessária é produzida e armazenada. Na maioria dos casos, o Oxigênio dissolvido é removido da água através do borbulhamento de Nitrogênio no tanque de estoque. O tanque de estoque pode ser pressurizado se determinada concentração de gás estiver presente. Água resfriada retorna da câmara de ensaio externo, fluindo através de um filtro para um regulador de contra-pressão e, em seguida, para o grupo de sensores de água-química.
www.labsolutions.com.br
A água pode ser purificada utilizando grandes unidades de trocadores de íons de leito misto, células UV e filtros de carbono ativo. Trocadores iônicos também podem ser usados para fornecer reagentes químicos para o fluxo também. A parte de alta pressão é pressurizada utilizando uma bomba de diafragma e uma válvula reguladora de pressão.
Trocadores de calor são responsáveis por manter a
temperatura desejada na seção de alta pressão no circuito. Todo o controle de aquecimento e aquisição de dados é feito através de um software instalado no computador.
No reservatório da esquerda é possível adicionar substâncias à água. O segundo reservatório é onde a água fica armazenada. Ela desce pela tubulação até um sistema de aquecimento imediatamente antes de entrar na AutoClave (em vermelha no canto inferior direito). Essa água, então, sobe e passa por sensores de temperatura, pressão, íons e etc.. para monitoramento e tratamento para retornar novamente ao tanque de armazenamento.
www.labsolutions.com.br
Especificações: Parâmetro
Faixa 0
Temperatura
0 – 650 C (3500C típico)
Pressão
0 – 100MPa (típico 20MPa)
Vazão
0 – 50 l/h
Concentração de O2 dissolvido
< 10ppb
Condutividade
<0.1µS/cm
Material
Aço Inoxidável, Hastelloy, Titânio, Zircônio, Polímeros
Sensores
pH, O2 dissolvido, condutividade, H2 dissolvido, redox
Acessórios
Lâmpada UV para eliminação de baterias Bomba de dosagem para adicionar reagentes químicos Controladores de Fluxo de Massa
www.labsolutions.com.br