Transcript
BlackBerry Z30 STA100-2 Smartphone Informações de segurança e do produto
Informações de segurança Antes de começar a utilizar o seu smartphone BlackBerry (referido no presente documento como smartphone),reveja a informação de segurança e regulação fornecida neste documento. Guarde este documento num local seguro, para que o possa consultar sempre que for necessário. Em alguns países, podem existir restrições sobre a utilização de dispositivosBluetooth e dispositivos sem fios com software de encriptação. Verifique, junto das autoridades locais, se existem restrições na sua área. Para localizar as informações de segurança e do produto mais recentes, visite www.blackberry.com/docs/ smartphones.
Precauções importantes de segurança Utilize apenas baterias e carregadores aprovados com o smartphone . A utilização de baterias ou carregadores que não tenham sido aprovados pela BlackBerry poderá representar um risco de incêndio ou explosão, resultando em ferimentos graves, morte ou perda de bens. Utilize apenas bolsas de transporte aprovadas pela BlackBerry. A utilização de bolsas de transporte que não tenham sido aprovadas pela BlackBerry poderá, a longo prazo, representar um risco sério de danos. Quando utiliza o smartphone BlackBerry perto do corpo, utilize uma bolsa de transporte aprovada pela com um clipe de cinto integrado ou mantenha uma distância de 15 mm. (0,59 pol.) entre o smartphone e o corpo enquanto o smartphone estiver a transmitir dados. A utilização de acessórios de transporte que não sejam bolsas de transporte com um clipe de cinto integrado aprovadas pela BlackBerry podem fazer com que o smartphone exceda as normas de exposição de frequência de rádio se os acessórios forem utilizados perto do corpo enquanto o smartphone estiver a transmitir dados. Os efeitos de longo prazo provocados pelo excesso de exposição à radiofrequência podem representar um risco de lesões graves. Para obter mais informações sobre a conformidade deste smartphone com as diretrizes de emissões de radiofrequência da FCC, visite www.fcc.gov/oet/ea/fccid e procure a ID da FCC do seu smartphone indicado abaixo. A ID da FCC encontra-se na parte posterior do smartphone •Smartphone BlackBerry Z30 STA100-2 (número do modelo RFW121LW): FCC ID L6ARFW120LW O seu smartphone está concebido para funcionar com temperaturas entre 0 e 35ºC (32 e 95ºF). A utilização do seu smartphone fora do intervalo de temperaturas recomendado poderá causar danos no seu smartphone ou na bateria de iões de lítio.
Não dependa do smartphone para comunicações de emergência. As redes sem fios necessárias para fazer chamadas de emergência ou enviar mensagens não estão disponíveis em todas as áreas, e os números de emergência (tal como 911, 112 ou 999) poderão não o ligar a serviços de emergência em todas as áreas. Se tem o BlackBerry Mobile Voice System instalado no seu smartphone,consulte a secção "Acerca das chamadas de emergência e do BlackBerry Mobile Voice System " para obter mais informações sobre as chamadas de emergência. O seu smartphone e os acessórios do smartphone não se destinam a crianças. Se permitir que uma criança utilize ou manuseie o smartphone ou os acessórios do smartphone, certifique-se de que ela o faz sob supervisão rigorosa. O seu smartphone contém peças pequenas que comportam risco de asfixia para a criança.
SWD-20130826175409314 | RFW121LW
• Não coloque o smartphone ou acessórios do smartphone numa superfície instável. O smartphone ou os acessórios do smartphone podem cair, podendo provocar lesões graves a uma pessoa e danos graves no smartphone ou nos acessórios do smartphone. • Quando utilizar o smartphone , faça pausas frequentes. Se sentir algum desconforto no pescoço, ombros, braços, pulsos, mãos (incluindo polegares e dedos), ou outras partes do corpo quando utilizar o smartphone, cesse a utilização imediatamente. Se o desconforto persistir, consulte um médico.
Segurança eléctrica Carregue o smartphone apenas com os acessórios de carregamento fornecidos pela BlackBerry ou aprovados especificamente pela BlackBerry para utilização com este smartphone. Não utilize acessórios de carregamento que não cumpram com os Requisitos de Certificação CTIA para Conformidade de Sistemas de Bateria com a IEEE Std 1725, já que poderiam comportar riscos de incêndio, explosão, derramamento da bateria ou outros perigos, resultando em danos graves, morte ou perda de bens, podendo invalidar qualquer garantia. Modelos de acessórios de carregamento aprovados para o smartphone BlackBerry Z30 Carregadores AC: HDW-46445-001, HDW-46446-001, HDW-46447-001, HDW-46448-001, HDW-46449-001, HDW-46450-001, HDW-46451-001 Utilize os acessórios de carregamento fornecidos com o smartphone ou quaisquer outros acessórios de carregamento aprovados pela BlackBerry apenas do tipo de alimentação indicado na etiqueta. Antes de utilizar qualquer fonte de alimentação, verifique se a tensão da corrente elétrica está de acordo com a tensão impressa na fonte de alimentação. Ligue o smartphone apenas a adaptadores com certificação CTIA, a produtos que apresentem o logótipo USB-IF, ou a produtos que tenham concluído o programa de conformidade com USB-IF. Não sobrecarregue as tomadas elétricas, as extensões ou os recetáculos de conveniência, dado que poderá resultar em risco de incêndio ou de choque elétrico. Para reduzir o risco de danos no cabo ou na ficha, puxe a ficha em vez do cabo quando desligar o acessório de carregamento da tomada elétrica ou do recetáculo de conveniência. Proteja o cabo de alimentação para impedir que seja pisado ou apertado, em especial nas tomadas e no ponto em que o cabo de alimentação se liga ao smartphone . Certifique-se de que encaminha o cabo de alimentação de uma forma que reduza o risco de lesões nos outros, como quedas ou estrangulamento. Desligue os acessórios de carregamento durante trovoadas ou quando não o estiver a utilizar. Não utilize acessórios de carregamento no exterior ou em qualquer área exposta aos elementos. Para obter mais informações sobre como ligar o cabo de alimentação, consulte a documentação fornecida com o smartphone . Para adquirir acessórios para o smartphone , contacte o fornecedor do serviço sem fios ou visite www.shopblackberry.com.
Segurança da bateria O smartphone contém uma bateria de iões de lítio não amovível. Não tente remover a bateria. Remover a bateria anulará a Garantia Limitada do seu smartphone e poderá danificar a bateria. A bateria pode representar risco de incêndio ou queimadura química se não for tratada corretamente. Não coloque a bateria em contacto com líquidos. Não aqueça a bateria a uma temperatura superior a 60 °C (140 °F). Aquecer a bateria a uma temperatura superior a 60 °C (140 °F) pode provocar um incêndio ou explosão da bateria. Não exponha o samrtphone e a bateria ao fogo ou fontes externas de calor, placas de aquecimento, bicos do fogão, aquecedores ou fornos porque pode provocar um incêndio ou uma explosão.
Mantenha o smartphone longe de dispositivos médicos, incluindo pacemakers e aparelhos auditivos, dado que estes aparelhos poderão funcionar incorretamente e provocar lesões graves ou morte ao utilizador ou a terceiros.
Não tente introduzir objetos na bateria. Não refabrique, desmonte, modifique, esmague, fure, dobre ou segmente a bateria. Se a bateria tiver sido refabricada, desmontada, modificada, esmagada, furada ou alterada de qualquer outro modo, deixe de utilizar a bateria imediatamente. Não provoque curto-circuito da bateria e não deixe objetos metálicos ou condutivos entrarem em contacto com os terminais da bateria.
Não coloque o smartphone em contacto com líquidos, dado que poderá provocar um curto-circuito, incêndio ou choque elétrico.
Ao utilizar o altifalante do smartphone, nunca coloque o smartphone junto ao ouvido. Podem ocorrer danos graves e permanentes ao nível da audição.
Não tente remover a bateria.A BlackBerry especifica as baterias para utilização em smartphones em conformidade com a IEEE Std 1725. A utilização de quaisquer outras baterias poderia comportar risco de incêndio, explosão, derramamento da bateria ou outros perigos. Assegure-se que elimina as baterias usadas de acordo com as instruções contidas neste folheto de informações de segurança. Quando um destes ícones aparecer no seu smartphone, significa que ocorreu um erro com a bateria ou com a ligação da bateria. Entregue o seu smartphone a pessoal qualificado para reparação.
A exposição às luzes intermitentes do smartphone pode provocar ataques epiléticos ou perdas de consciência temporárias e pode ser perigosa para si ou para terceiros. No caso de sentir, ou a utilização do smartphone provocar nas outras pessoas, qualquer desorientação, perda de consciência, contração muscular, convulsões ou movimento involuntário, pare de utilizar o smartphone imediatamente e consulte um médico. A luz de notificação LED está localizada na parte frontal do smartphone, no canto superior direito. Se o modelo de smartphone possui uma câmara, a abertura de LED de flash da câmara está localizada na parte posterior do smartphone, acima ou à direita da lente da câmara. Se for susceptível a ataques epiléticos ou perdas de consciência temporárias, consulte o seu médico antes de utilizar o smartphone. Não utilize o smartphone durante a condução, exceto se a utilização do smartphone no modo de mãos livres for permitida por lei. A utilização do smartphone durante a condução pode colocar o utilizador e terceiros em risco de acidente, causando ferimentos graves, morte ou perda de bens.
Não utilize o smartphone na presença de fumos de gás, dado que este procedimento poderá representar um risco de fogo ou explosão.
Não coloque o smartphone no fogo, caso contrário, poderá provocar uma explosão e resultar em ferimentos graves, morte ou perda de bens.
Desligue o smartphone a bordo de aviões. Se utilizar o smartphone num avião, poderá afetar os instrumentos, a comunicação e o desempenho do avião. Poderá também provocar falhas na rede e situações perigosas para o funcionamento do avião, para a atividade da tripulação e para os passageiros, além de poder ser ilegal.
Os smartphones não são intrinsecamente seguros e não podem ser utilizados na presença de fumos explosivos, pó explosivo ou outros químicos explosivos. A ocorrência de faíscas nestas áreas pode provocar uma explosão ou incêndio e resultar em ferimentos graves, morte ou danos em bens.
Utilizar o smartphone com segurança • Não coloque objetos pesados sobre o seu smartphone. • Não tente modificar nem reparar o smartphone. • Não tente cobrir nem introduzir objetos nas aberturas do smartphone, exceto quando esse procedimento lhe for instruído pela documentação do smartphone fornecida pela BlackBerry. Esta ação pode originar um curto-circuito e provocar um incêndio ou choque elétrico. • Não utilize objetos afiados no ecrã. • Não exerça força excessiva no ecrã. • Não utilize o smartphone ou os acessórios do smartphone junto a água (por exemplo, junto a uma banheira ou lavatório, numa cave húmida ou junto a uma piscina).
PRINTSPEC-147 MAT-56994-013
Conduzir e caminhar em segurança
forma negativa a precisão do magnetómetro. Não se baseie exclusivamente em aplicações que utilizem o magnetómetro para determinar a sua localização, especialmente em situações de emergência.
Multimédia Algumas jurisdições podem proibir ou restringir a utilização de determinadas funcionalidades do smartphone . Quando tirar, processar ou utilizar fotografias, cumpra todas as leis, regulamentos, procedimentos e políticas, incluindo, sem limitação, todas as leis de direitos de autor, privacidade pessoal, segredos empresariais ou segurança que possam ser aplicáveis na sua jurisdição. Respeite os direitos individuais dos outros. As proteções dos direitos de autor podem impedi-lo de copiar, modificar, transferir ou encaminhar algumas fotos, músicas (incluindo toques) ou outro conteúdo. Ficheiros de áudio: Pode ocorrer perda de audição permanente, se ouvir ficheiros de áudio a volumes muito elevados, particularmente, com auscultadores. Evite aumentar o volume dos auscultadores para bloquear ruídos próximos. Se sentir um zumbido nos ouvidos ou um som abafado, consulte um médico. Câmara: Se o smartphone estiver equipado com uma câmara, não a aponte diretamente para o sol ou qualquer outra luz brilhante. Esta ação pode provocar danos graves nos olhos ou danificar o smartphone. Quando utilizar o flash da câmara, mantenha a abertura de LED de flash da câmara a pelo menos 50 cm (19,69 pol.) dos olhos do motivo.
Antena Utilize apenas a antena integrada fornecida. Os acessórios ou as modificações da antena não autorizados podem danificar o smartphone e podem violar os regulamentos da Federal Communications Commission (FCC) dos E.U.A.
Interferência com equipamento electrónico A maioria do equipamento eletrónico moderno está protegida contra os sinais de radiofrequência. No entanto, determinado equipamento eletrónico pode não estar protegido contra sinais RF do smartphone. Pacemakers: Consulte um médico ou o fabricante do pacemaker se tiver qualquer pergunta relacionada com o efeito dos sinais de radiofrequência no pacemaker. Verifique se está a utilizar o smartphone de acordo com os requisitos de segurança associados ao seu pacemaker específico, que pode incluir os seguintes requisitos: mantenha sempre o seu smartphone afastado do pacemaker a uma distância de 20 cm (7,88 pol.) quando tiver o smartphone ligado, não transporte o smartphone no bolso da camisa e utilize a orelha oposta ao pacemaker para efetuar e receber chamadas no seu smartphone para minimizar potenciais interferências. Se tiver algum motivo para suspeitar que a interferência está a ocorrer, desligue imediatamente todas as ligações sem fios do smartphone, pare de utilizar o seu smartphone e consulte um médico. Próteses auditivas: Alguns dispositivos sem fios digitais podem interferir com alguns aparelhos auditivos. Em caso de ocorrência de uma interferência, consulte o seu fornecedor de serviço sem fios ou contacte o fabricante dos seu aparelho auditivo para encontrar alternativas. O smartphone inclui um magnetómetro, utilizado por aplicações como a Bússola. Se uma aplicação que utilize o magnetómetro provocar interferência com o seu aparelho auditivo, feche a aplicação. Outros dispositivos médicos: Se utilizar qualquer outro dispositivo médico pessoal, consulte o fabricante do dispositivo médico para determinar se está protegido adequadamente da energia RF externa. O seu médico poderá ajudá-lo a obter estas informações. Instalações de saúde: Desligue todas as ligações sem fios do smartphone nas instalações de saúde quando houver qualquer regulamento afixado nestas áreas a pedir para o fazer. Os hospitais ou as instalações de saúde podem estar a utilizar equipamento que pode ser sensível à energia RF externa. Aeronave: Os regulamentos da Federal Aviation Administration (FAA) e da Comissão Federal das Comunicações (FCC) proíbem a utilização do rádio dos dispositivos sem fios no ar. Desligue todas as ligações sem fios do smartphone antes de embarcar num avião. O efeito da utilização do smartphone com as ligações sem fios ligadas num avião é desconhecido. A sua utilização poderá afetar os instrumentos, a comunicação e o desempenho do avião. Poderá também provocar falhas na rede e situações perigosas para o funcionamento do avião, além de poder ser ilegal. Com todas as ligações sem fios do smartphone desligadas, utilize apenas as aplicações do dispositivo sem necessidade de rádio, de acordo com os regulamentos das companhias aéreas para dispositivos eletrónicos.
Áreas perigosas O smartphone não é um dispositivo intrinsecamente seguro e não é adequado para utilização em ambientes perigosos, em que esses dispositivos são necessários, incluindo sem limitação, na presença de vapores de combustível, situações de pó explosivo, o funcionamento em instalações nucleares, sistemas de comunicações e navegação aéreos, controlo de tráfego aéreo e sistemas de armamento ou de suporte de vida. Atmosferas potencialmente explosivas: Se estiver numa área com uma atmosfera potencialmente explosiva, desligue todas as ligações sem fios do smartphone e obedeça a todos os sinais e instruções. As faíscas nessas áreas podem provocar uma explosão ou incêndio, resultando em lesões graves ou morte. As áreas com uma atmosfera potencialmente explosiva são frequentemente, mas nem sempre, claramente indicadas. Incluem locais de armazenamento de combustíveis, como postos de abastecimento; deck inferior dos barcos; instalações de armazenamento ou transferência química ou combustível; veículos com GPL (como propano ou butano); áreas em que o ar contém químicos ou partículas, como grão, poeira ou pós metálicos; e em qualquer outra área em que seja normalmente aconselhado a desligar o motor do veículo. Não utilize o telefone do smartphone para comunicar uma fuga de gás nas proximidades da fuga. Abandone a área e, se o telefone estiver disponível e ativo no smartphone , efetue a chamada num local seguro. Áreas de rebentamentos: Numa "área de rebentamento" ou numa área com indicação de que os rádios bidirecionais devem ser desligados para evitar a interferência com operações de rebentamento, desligue todas as ligações sem fios do smartphone e obedeça a todos os sinais e instruções.
Temperaturas de funcionamento e armazenamento
Não utilize o smartphone enquanto conduz. Mantenha a sua total atenção na condução; a condução em segurança é a sua primeira responsabilidade. O utilizador é responsável por conhecer e obedecer às leis e regulamentos associados à utilização de dispositivos sem fios nas áreas em que conduz. Guarde o smartphone em segurança antes de conduzir o veículo. Se o veículo estiver equipado com um airbag, não coloque o smartphone ou outros acessórios por cima do airbag ou na área de abertura do airbag. Se o airbag for ativado, pode provocar lesões graves. Os sinais de radiofrequência (RF) podem afetar os sistemas eletrónicos instalados incorretamente ou protegidos inadequadamente nos veículos. Consulte o fabricante ou o concessionário do seu veículo. Se adicionar algum equipamento ao veículo, deve também consultar o fabricante desse equipamento para obter informações sobre os sinais RF. Não utilize o smartphone ao caminhar ou se estiver envolvido numa atividade que exija a sua total atenção. A falta de atenção ao trânsito ou a outros perigos para os peões pode resultar em danos físicos graves, morte ou perda de bens.
O seu smartphone e carregador do smartphone estão concebidos para funcionamento e armazenamento no intervalo de temperaturas descrito abaixo: Smartphone em funcionamento: 0 a 35 °C (32 a 95ºC) Armazenamento do smartphone (menos de 3 meses): -20 to 35°C (-4 a 95ºF) Armazenamento do smartphone (3 meses ou mais): 22 a 28°C (71,6 a 82,4ºF) Funcionamento do carregador: 0 a 35°C (32 a 95°F) Armazenamento do carregador: -30 a 75°C (-22 a 167°F) A utilização ou armazenamento do seu smartphone ou dos acessórios do smartphone fora dos limites de temperatura indicados pode levar ao aquecimento do seu smartphone, podendo resultar em danos graves ou morte, ou causar danos ao smartphone, aos acessórios ou à bateria de iões de lítio. Coloque o smartphone ou os acessórios do smartphone longe de fontes de calor, como radiadores, dispositivos reguladores de calor, fornos ou outros aparelhos (incluindo amplificadores) que produzam calor. Se não utilizar o smartphone durante mais de duas semanas, desligue a alimentação.
Acessórios
Limpeza e reparação do smartphone
Utilize apenas acessórios aprovados pela BlackBerry para este modelo de smartphone específico. A utilização de acessórios não aprovados pode anular qualquer aprovação ou garantia aplicável, provocar o não funcionamento do smartphone e ser perigoso. Soluções de transporte: O smartphone pode não estar equipado com uma bolsa de transporte (acessório utilizado junto ao corpo). Se utilizar o smartphone junto ao corpo, coloque sempre o smartphone numa bolsa de transporte equipada com um clipe de cinto integrado, fornecida ou aprovada pela BlackBerry. Se não utilizar uma bolsa de transporte equipada com um clipe de cinto integrado, fornecida ou aprovada pela BlackBerry ao transportar o smartphone , mantenha o smartphone a uma distância de pelo menos 15 mm (0,59 pol.) do corpo enquanto o smartphone estiver a transmitir dados. Quando utilizar qualquer funcionalidade de dados do smartphone (por exemplo, serviços de mensagens de correio eletrónico, mensagens PIN, mensagens MMS ou do browser), com ou sem um cabo USB, mantenha o smartphone a uma distância de pelo menos 15 mm (0,59 pol.) do corpo. A utilização de acessórios não fornecidos ou aprovados pela BlackBerry, pode fazer com que o smartphone exceda as diretrizes de exposição à radiofrequência. Os efeitos de longo prazo provocados pelo excesso de exposição a frequência de rádio podem representar um risco de lesões graves. Para obter mais informações acerca da exposição à radiofrequência, consulte a secção "Informações de conformidade" deste documento. A maioria das soluções de transporte aprovadas pela BlackBerry para smartphones (por exemplo, suportes, sacos e bolsas) integra um íman. Não coloque itens com componentes de faixa magnética, como cartões de débito, cartões de crédito, cartões de chave de hotel, cartões telefónicos ou itens semelhantes junto às soluções de transporte. É possível que o íman danifique ou elimine os dados guardados na faixa magnética.
Magnetómetro O smartphone inclui um magnetómetro. O magnetómetro é utilizado por aplicações como a Bússola. Ímanes ou dispositivos que contenham ímanes, tais como suportes, auscultadores ou monitores podem afetar de
Limpeza: Não utilize líquidos, produtos de limpeza com aerossol ou solventes junto ou sobre o smartphone ou dos acessórios do smartphone, incluindo a bateria. Limpe apenas com um pano seco e macio. Desligue os cabos do computador e os acessórios de carregamento da tomada elétrica antes de limpar o smartphone ou o acessório de carregamento. Reparação: Não tente modificar, desmontar ou efetuar intervenções no smartphone ou qualquer acessório de carregamento. Não tente substituir a sua bateria não amovível. Apenas pessoal de assistência qualificado deve efetuar reparações ou substituições de bateria no seu smartphone ou acessórios de carregamento, e devem utilizar apenas a bateria que a BlackBerry especifica para utilização com o seu modelo específico de smartphone. Se ocorrer alguma das seguintes situações, desligue os cabos de alimentação do computador ou da tomada elétrica e remeta o smartphone ou o acessório de carregamento ao pessoal de serviço qualificado para reparação: • O conetor, a ficha ou o cabo de alimentação está danificado. • Líquido derramado ou objetos caídos no smartphone ou acessório de carregamento. • O smartphone ou o acessório de carregamento foi exposto à chuva ou água. • O smartphone ou o acessório de carregamento aquece demasiado. • O smartphone ou o acessório de carregamento caiu ou danificou-se de qualquer forma. • O smartphone ou o acessório de carregamento não funciona normalmente, seguindo as instruções fornecidas na documentação do utilizador. • O smartphone ou o acessório de carregamento apresenta uma notória alteração de desempenho. Para reduzir o risco de incêndio ou choque elétrico, ajuste apenas os controlos indicados na documentação do utilizador do smartphone. Um ajuste inadequado de outros controlos pode provocar danos e requererá frequentemente o trabalho extenso de um técnico qualificado para recuperar o funcionamento normal do smartphone, acessório de carregamento ou de qualquer outro acessório.
O incumprimento de todas as instruções de segurança contidas na documentação do utilizador do smartphone anulará a garantia limitada e pode conduzir à suspensão ou recusa de serviços ao transgressor, ação legal ou ambos.
Eliminação da bateria e do smartphone
Não elimine o smartphone ou a bateria em caixotes de lixo doméstico ou em fogueiras. Para mais informações sobre como devolver o seu smartphone à BlackBerry para reciclagem e eliminação segura, visite, a partir de um browser no seu computador, www.blackberry.com/recycling ou https:// tradeup.blackberry.com. Os programas de reciclagem e de troca por um modelo mais recente só estão disponíveis em algumas zonas. Se estes programas não estiverem disponíveis na sua área, consulte as autoridades locais para conhecer os regulamentos de eliminação de produtos eletrónicos. Elimine a bateria e o smartphone, de acordo com as leis e os regulamentos nacionais relacionados com a eliminação destes tipos de telemóveis.
Acerca das chamadas de emergência e do BlackBerry Mobile Voice System Se tem o BlackBerry Mobile Voice System instalado no seu smartphone , aplicam-se as seguintes disposições: As chamadas de emergência para o 911, 112, 000, 999 ou outros números internacionalmente utilizados para ligar para um centro de atendimento de segurança pública ou serviços de emergência semelhantes não são processadas pelo BlackBerry Mobile Voice System e são apenas processadas a partir do seu smartphone onde existir cobertura de rede móvel de um fornecedor de serviço sem fios. O BlackBerry MVS não é concebido nem pretende ser um substituto para o serviço tradicional de telefone. Devem ser tomadas medidas adicionais, separadamente do BlackBerry MVS, para que obtenha acesso a serviços de telefone sem fios ou fixo tradicionais, tal como capacidade para efetuar chamadas de emergência. A RIM, as suas subsidiárias e os seus respetivos diretores e empregados não assumem qualquer responsabilidade por danos pessoais, morte ou danos resultantes de ou relacionados com a incapacidade de aceder a serviços de chamada de emergência (por exemplo, 911, 112, 000 ou 999) através do BlackBerry MVS. Ao utilizar o BlackBerry MVS Client, está a concordar com as disposições acima. Se não concorda com as disposições acima, remova o BlackBerry MVS Client do seu smartphone.
Informações de conformidade Exposição a sinais de radiofrequência O rádio do smartphone é um transmissor/recetor de rádio de baixa potência. Quando o rádio do smartphone está ligado, recebe e envia também sinais de radiofrequência. O smartphone foi concebido para estar em conformidade com as diretrizes da Federal Communications Commission (FCC), Ministry of Internal Affairs and Communications (MIC) e da Industry Canada (IC), Institute of Electrical and Electronic Engineers Standard (IEEE), National Council on Radiation Protection and Measurements (NCRP), International Comission on Non-Ioninzing Radiation Protection (ICNIRP) e outras diretrizes internacionais em relação aos níveis de segurança de exposição de radiofrequência em dispositivos sem fios que, por sua vez, são consistentes com as seguintes normas de segurança previamente definidas pelos órgãos regulamentares norte-americanos e internacionais: • ANSI/IEEE C95.1, 2005, American National Standards Institute/Institute of Electrical and Electronics Engineers Norma de Níveis de Segurança para a Exposição Humana a Campos Electromagnéticos de Radiofrequência, de 3 kHz a 300 GHz • Relatório 86 do Conselho Nacional sobre Medições e Protecção de Radiação (NCRP), 1986, Efeitos Biológicos e Critérios de Exposição para Campos Electromagnéticos de Radiofrequência • EN 50360, 2001+A1:2012, Norma do produto para demonstrar a conformidade dos telemóveis com as restrições básicas relacionadas com a exposição humana aos campos eletromagnéticos (de 300 MHz a 3 GHz) • Comissão Internacional sobre Proteção da Radiação de Não Ionização (ICNIRP), 2009, Diretrizes para a limitação da exposição aos campos eletromagnéticos, magnéticos e elétricos com variação de tempo (até 300 GHz) • Jornal Oficial da União Europeia (OJEU), 1999, Recomendação do Conselho de 12 de Julho de 1999 sobre a limitação de exposição do público aos campos electromagnéticos (de 0 Hz a 300 GHz) • MIC, 2001, Artigo 14-2 da Lei Reguladora de Equipamento de Rádio Para manter a conformidade com as diretrizes de exposição à radiofrequência da FCC, IC, MIC e da UE e outras diretrizes internacionais de exposição à radiofrequência quando transportar o smartphone consigo, utilize apenas os acessórios equipados com um clipe de cinto integrado fornecidos ou aprovados pela BlackBerry. A utilização de acessórios que não sejam expressamente aprovados pela BlackBerry pode violar as diretrizes de exposição à radiofrequência e anular qualquer garantia aplicável ao smartphone. Se não utilizar um acessório de transporte equipado com um clipe de cinto integrado fornecido ou aprovado pela BlackBerry ao transportar o smartphone, mantenha o smartphone a uma distância de, pelo menos, 15 mm (0,59 pol.) do corpo enquanto o smartphone estiver a transmitir dados. Quando utilizar qualquer funcionalidade de dados do smartphone, com ou sem um cabo USB, mantenha o smartphone a uma distância de pelo menos 15 mm . (0,59 pol.) do corpo. Se utilizar um acessório de transporte que não tenha sido fornecido pela BlackBerry ao transportar o smartphone, certifique-se de que o acessório não contém metal e mantenha o dispositivo a uma distância de pelo menos 15 mm (0,59 pol.) do corpo enquanto o smartphone estiver a transmitir dados. Para reduzir exposição à radiofrequência, tenha em atenção as seguintes diretrizes de segurança: • Utilize o smartphone em áreas onde exista um sinal de rede sem fios forte. O indicador que fornece informações sobre a força do sinal de rede está localizado no canto superior direito do ecrã inicial e apresenta cinco barras ascendentes. Três ou mais barras indicam um sinal forte. Uma apresentação reduzida do sinal, que pode ocorrer em áreas tais como uma infra-estrutura de estacionamento subterrânea ou se estiver a viajar de comboio ou carro, pode indicar uma maior saída de potência do smartphone ao tentar estabelecer ligação a um sinal fraco. • Utilize um kit mãos livres, caso esteja disponível, e mantenha o smartphone a uma distância de pelo menos 15 mm (0,59 pol.) do corpo (incluindo o abdómen de mulheres grávidas e o baixo ventre de adolescentes) quando o smartphone estiver ativado e ligado à rede sem fios. Para obter mais informações sobre como transportar o smartphone, consulte as informações relativas à bolsa de transporte na secção "Acessórios" deste documento. • Reduza o período de tempo passado a efetuar chamadas. Em vez disso, envie mensagens de texto ou ou mensagensBBM.
Dados da taxa de absorção específica ESTE MODELO DE DISPOSITIVO SEM FIOS CUMPRE OS REQUISITOS LEGAIS PARA EXPOSIÇÃO A ONDAS DE RÁDIO QUANDO UTILIZADO CONFORME INDICADO NESTA SECÇÃO. O smartphone é um transmissor/recetor de rádio. Foi concebido e fabricado para não exceder os limites de emissão para a exposição à energia de radiofrequência (RF) definidos pela Federal Communications Commission (FCC) do Governo dos E.U.A. e recomendados pelo Conselho da União Europeia quando utilizado conforme indicado na secção anterior. Estes limites fazem parte das diretrizes globais e estabelecem os níveis permitidos da energia RF para a população em geral. As diretrizes baseiam-se nas normas desenvolvidas pelas organizações científicas independentes através da avaliação periódica exaustiva de estudos científicos. A norma de exposição para dispositivos sem fios utiliza uma unidade de medição conhecida como Taxa de Absorção Específica, ou SAR. O limite da SAR definido pela FCC/IC é 1,6 W/kg*. O limite da SAR recomendado pelo Conselho da União Europeia é 2,0 W/kg**. Os testes da SAR foram realizados com posições de funcionamento padrão especificadas pela FCC/IC com o dispositivo a transmitir no nível de potência mais elevado certificado em todas as bandas de frequência testadas. Apesar de a SAR ser determinada com o nível de potência mais elevado certificado, o nível actual da SAR do dispositivo durante o funcionamento pode ser muito inferior ao valor máximo. Isto porque o dispositivo foi concebido para funcionar com vários níveis de potência, para que seja utilizada apenas a potência necessária para alcançar a rede. Em geral, quanto mais perto estiver de uma antena da estação base sem fios, menor será a saída de potência. Antes de um modelo de dispositivo sem fios estar disponível para venda ao público, tem de ser testado e certificado por normas e padrões internacionais de exposição RF para que não exceda o limite estabelecido pelo requisito adoptado pelos governos para exposição segura. O valor mais elevado de SAR para o modelo do seu smartphone, quando testado para utilização no ouvido, é indicado abaixo: Smartphone
SAR (W/kg) para 1 g (FCC)
SAR (W/kg) para 1 g (Índia)
SAR (W/kg) para 10 g (R&TTE)
Smartphone BlackBerry Z30 STA100-2 (número do modelo RFW121LW)
0,77
0,96
0,71
O valor mais elevado de SAR para este smartphone, numa bolsa de transporte equipada com clipe de cinto integrado aprovada pela BlackBerry, é indicado abaixo: As soluções de transporte, incluindo as soluções de
transporte que tenham sido aprovadas pela BlackBerry e as soluções de transporte que não tenham sido aprovadas pela BlackBerry, que não venham equipadas com um clipe integrado de cinto, NÃO DEVEM ser utilizadas nem devem ser transportadas presas ao corpo. Para obter mais informações relativamente à utilização ou ao transporte deste smartphone sem utilizar uma solução de transporte equipada com um clipe de cinto integrado aprovada pela BlackBerry, consulte as informações relativas à bolsa de transporte na secção "Acessórios" deste documento. Smartphone
SAR (W/kg) para 1 g (FCC)
SAR (W/kg) para 1 g (Índia)
SAR (W/kg) para 10 g (R&TTE)
Se tiver um smartphone Wi-Fi com Wi-Fi, poderá utilizar o seu smartphone nas redes de todos os países membros da União Europeia. Este equipamento pode ser utilizado na Turquia. O Jornal Oficial da União Europeia, Decisão da Comissão de 12 de fevereiro de 2007, afirma que, na banda de frequência de 5,150 a 5,350 GHz, os sistemas de acesso sem fios (WAS), incluindo as redes de área local de rádio (RLANs), deverão ser limitados a uma utilização interior. Uma vez que a criação de uma rede pertence ao domínio do ponto de acesso sem fios e o ponto de acesso é um dispositivo principal, o smartphone nunca inicia a criação de uma rede ou é anexado a uma rede no modo ad-hoc na banda de frequência de 5,150 a 5,350 GHz.
Smartphone BlackBerry Z30 STA100-2 (número do modelo RFW121LW)
1,01
0,79
0,97
Conformidade regulamentar adicional
Se o smartphone funcionar no modo Mobile Hotspot, o valor mais alto de SAR registado no corpo para este smartphone , quando preso num cinto e colocado numa bolsa de transporte equipada com um clipe de cinto integrado e aprovada pela BlackBerry, é indicado abaixo. Smartphone
SAR (W/kg) para 1 g (FCC)
Smartphone BlackBerry Z30 STA100-2 (número do modelo RFW121LW)
0,87
As medições no corpo diferem entre o telefone e o dispositivo sem fios, dependendo dos acessórios disponíveis e dos requisitos da FCC, da IC e do Conselho da União Europeia. A FCC concedeu uma Autorização de equipamento para este modelo de dispositivo sem fios com todos os níveis SAR indicados em conformidade com as diretrizes de emissão de radiofrequência da FCC, quando o smartphone é utilizado em conformidade com as indicações desta secção. As informações da SAR deste dispositivo sem fios estão no arquivo da FCC e podem ser encontradas na secção Display Grant em www.fcc.gov/oet/ea depois de procurar a ID da FCC do seu smartphone , conforme indicado abaixo. Smartphone
ID da FCC
Smartphone BlackBerry Z30 STA100-2 (número do modelo RFW121LW)
L6ARFW120LW
Pode encontrar informações adicionais sobre as SAR no site Web da CTIA - The Wireless Association em www.ctia.org. No Japão, pode encontrar informações adicionais sobre as SAR no site Web da Association of Radio Industries and Businesses (ARIB) em www.arib-emf.org/index.html, ou no site Web da Telecommunications Bureau do Ministry of Internal Affairs and Communications (MIC) em www.tele.soumu.go.jp/e/index.htm. ___________________________________ * Nos Estados Unidos e no Canadá, o limite da SAR para dispositivos móveis utilizados pelo público é de 1,6 watts/kg em média sobre 1 grama de tecido para o corpo ou a cabeça (4,0 W/kg em média sobre 10 gramas de tecido para as extremidades - mãos, pulsos, tornozelos e pés). ** Na Europa, o limite da SAR para dispositivos móveis utilizados pelo público é de 2,0 watts/kg em média sobre 10 gramas de tecido para o corpo ou a cabeça (4,0 W/kg em média sobre 10 gramas de tecido para as extremidades - mãos, pulsos, tornozelos e pés). Os estudos sugerem que a norma incorpora uma margem de segurança substancial para dar protecção adicional ao público e ter em conta quaisquer variações nas medições.
Declaração de conformidade da FCC (Estados Unidos) Art.º 15 relativo à Classe B da FCC Este smartphone está em conformidade com o Art.º 15 do regulamento da Comissão Federal das Comunicações (FCC). O funcionamento está sujeito às duas seguintes condições: (1) este smartphone não pode provocar interferências nocivas e (2) este smartphone tem de aceitar a receção de qualquer interferência, incluindo uma interferência que possa provocar um funcionamento indesejável. As alterações ou modificações a esta unidade que não tenham sido expressamente aprovadas pela parte responsável por agir em conformidade podem anular o direito de utilização deste equipamento por parte do utilizador. Este equipamento foi testado e está em conformidade com os limites para dispositivos digitais de Classe B, de acordo com o Art.º 15 do regulamento da FCC. Estes limites foram concebidos com o intuito de proporcionar uma protecção significativa contra interferências prejudiciais numa instalação residencial. Este equipamento gera, utiliza e pode irradiar energia de radiofrequência e, se não for instalado e utilizado de acordo com as instruções do fabricante, pode provocar interferências prejudiciais nas comunicações de rádio. No entanto, não é possível garantir que a interferência não ocorrerá numa instalação específica. Se este equipamento provocar interferências prejudiciais na receção de rádio ou televisão, o que pode ser determinado com a ativação e desativação do equipamento, o utilizador pode tentar corrigir as interferências com uma ou mais das seguintes medidas: reoriente ou desloque a antena receptora, aumente a distância entre o equipamento e o recetor, ligue o equipamento a uma tomada de um circuito diferente daquele ao qual o recetor está ligado ou consulte o revendedor ou um técnico experiente de TV ou rádio.
Informações relacionadas com os requisitos da Federal Communications Commission ("FCC") para a compatibilidade de aparelhos auditivos com dispositivos sem fios Quando forem utilizados dispositivos sem fios junto a dispositivos auditivos (como aparelhos auditivos e implantes cocleares), os utilizadores podem detectar zumbidos, sussurros ou choros. Alguns dispositivos auditivos são mais imunes do que outros a esta interferência e os dispositivos sem fios variam também na quantidade de interferência gerada. A indústria de telefones sem fios desenvolveu classificações para ajudar os utilizadores de dispositivos auditivos a escolherem dispositivos sem fios que possam ser compatíveis com os respectivos dispositivos auditivos. Alguns dispositivos sem fios não foram classificados. Os dispositivos sem fios classificados terão a classificação na caixa juntamente com outras marcas de aprovação relevantes. As classificações não são garantias. Os resultados dependem do dispositivo auditivo e da perda de audição do utilizador. Se o dispositivo auditivo for vulnerável às interferências, pode não ser capaz de utilizar o dispositivo sem fios classificado com sucesso. A consulta com o seu profissional de saúde auditiva e o teste do dispositivo sem fios com o dispositivo auditivo é a melhor forma de avaliar as suas necessidades pessoais. Este smartphone foi testado e classificado para uso com aparelhos auditivos para algumas das tecnologias sem fios que o smartphone utiliza. No entanto, podem ser utilizadas neste smartphone outras tecnologias sem fios que não tenham sido testadas para uso com aparelhos auditivos. É importante experimentar as diferentes funcionalidades do smartphone na sua totalidade e em locais diferentes para determinar se sente interferências ao utilizar este smartphone com o aparelho auditivo ou implante coclear. Consulte o fornecedor do serviço sem fios relativamente à política de troca e de devolução, bem como para obter informações sobre a compatibilidade com aparelhos auditivos. Como funcionam as classificações Classificações M: Os dispositivos sem fios M3 ou M4 cumprem os requisitos da FCC e geram, provavelmente, menos interferência nos dispositivos auditivos do que os dispositivos sem fios não classificados. M4 é a melhor ou mais elevada das duas classificações. Classificações T: Os dispositivos sem fios T3 ou T4 cumprem os requisitos da FCC e são, provavelmente, mais utilizáveis com uma telebobina do dispositivo auditivo ("Interruptor T" ou "Interruptor do Telefone") do que os dispositivos sem fios não classificados. T4 é a melhor ou mais elevada das duas classificações. (Não se esqueça de que nem todos os dispositivos auditivos têm telebobinas.) Os dispositivos auditivos podem também ser medidos pela imunidade a este tipo de interferência. O fabricante do dispositivo auditivo ou o profissional de saúde auditiva pode ajudá-lo a obter resultados para o seu dispositivo auditivo. Quanto mais imune for o seu aparelho auditivo, menos provável será a ocorrência de interferências dos dispositivos sem fios. Para obter mais informações sobre as ações levadas a cabo pela FCC no que diz respeito a dispositivos sem fios compatíveis com aparelhos auditivos e outros passos realizados pela FCC para garantir que indivíduos portadores de deficiência tenham acesso a serviços de telecomunicações, visite www.fcc.gov/cgb/dro.
Conformidade regulamentar com a UE A BlackBerry declara por este meio que este smartphone está em conformidade com os requisitos essenciais e outras disposições importantes da Diretiva 1999/5/EC relativa a Equipamento de Terminais de Rádio e Telecomunicações.
Smartphone BlackBerry Z30 STA100-2 A Declaração de Conformidade efectuada ao abrigo da Directiva 1999/5/CE (HG n.º 88/2003) está disponível para visualização no seguinte local na comunidade UE:www.blackberry.com/go/declarationofconformity. BlackBerry UK Limited 200 Bath Road Slough, Berkshire SL1 3XE Reino Unido
Os detalhes específicos relativos à conformidade com as normas e organismos regulamentares para o smartphones podem ser obtidos na BlackBerry. Para informações adicionais de Aprovação do Tipo, consulte a lista pendente de Aprovações Normativas ou no ecrã Acerca de na aplicação Definições no seu smartphone.
Informações do produto: Smartphone BlackBerry Z30 STA100-2 Propriedades mecânicas: Peso: aproximadamente 171 g (6 oz), incluindo a bateria de células de iões de lítio Tamanho (C x L x A): 140,7 x 72 x 9,4 mm (5,55 x 2,8 x 0,4 pol.) 2 GB de RAM, 16 GB de memória flash, ranhura para cartão micro SD Especificações de alimentação: Bateria recarregável não amovível, de célula de iões de lítio Suporta cartões micro SIM de 3V e 1,8V Porta compatível para sincronização de dados e carregamento: micro USB 2.0 Especificações de rádio da rede móvel: Suporte de banda quádrupla LTE: banda LTE 800, LTE 900, LTE 1800, LTE 2600 MHz Suporte para quadribanda HSPA+: UMTS Banda 800/ UMTS 850, UMTS 900, PCS 1900, IMT 2100 MHz Suporte para quadribanda GSM GSM: Banda 850, GSM 900, DCS 1800, PCS 1900 MHz Classe de potência: Classe 1 (DCS 1800, PCS 1900), Classe 4 (GSM 850) conforme definida em GSM 5.05, Classe 4 (GSM 900) conforme definida em GSM 02.06, Classe E2 (GSM 850, GSM 900, DCS 1800, PCS 1900), Classe 3 (UMTS, LTE) Frequência de transmissão: 704 a 716 MHz, 824 a 849 MHz, 880 a 915 MHz, 1710 a 1785 MHz, 1850 a 1910 MHz, 1920 a 1980 MHz, 1710 a 1755 MHz Frequência de receção791 a 821 MHz, 869 a 894 MHz, 925 a 960 MHz, 1805 a 1880 MHz, 1930 a 1990 MHz, 2110 a 2170 MHz, 2620 a 2690 MHz Especificações de rádio da rede Wi-Fi: Norma da rede sem fios: IEEE 802.11a, IEEE 802.11b, IEEE 802.11g, IEEE 802.11n Frequência de transmissão e receção para IEEE 802.11b/IEEE 802.11g/IEEE 802.11n: 2,412 a 2,472 GHz Frequência de transmissão e receção para IEEE 802.11a/IEEE 802.11n: 5,180 a 5,825 GHz Especificações de rádio Bluetooth: Suporte para banda única: ISM 2,4 GHz Frequência de transmissão e receção: 2402 a 2480 MHz Bluetooth Classe 1,5 Se o smartphone suportar a tecnologia NFC, aplicam-se as seguintes especificações: Frequência em funcionamento: 13,56 MHz Modos suportados: leitor/escrita, emulação de cartões, ponto a ponto
Aviso legal © 2013 BlackBerry. Todos os direitos reservados. BlackBerry® e as marcas comerciais, nomes e logótipos relacionados são propriedade da BlackBerry Limited e estão registados e/ou utilizados nos EUA e noutros países em todo o mundo. ANSI é uma marca comercial do American National Standards Institute. Bluetooth é uma marca comercial da Bluetooth SIG. CTIA - The Wireless Association é uma marca comercial da CTIA The Wireless Association. GSM é uma marca comercial da GSM MOU Association. IEEE, 802.11a, 802.11b, 802.11g, 802.11n, e IEEE Std 1725 são marcas comerciais do Institute of Electrical and Electronics Engineers, Inc. LTE e UMTS são marcas comerciais do European Telecommunications Standard Institute (ETSI). Wi-Fi é uma marca comercial da Wi-Fi Alliance. Todas as restantes marcas comerciais são propriedade dos respetivos donos. Esta documentação, incluindo toda a documentação incorporada por referência no presente documento, tal como a documentação fornecida ou disponibilizada em www.blackberry.com/go/docs é facultada "como está" e sem qualquer condição, aval, representação ou garantia, ou qualquer tipo de responsabilidade por parte da BlackBerry Limited Limited e suas subsidiárias, as quais estão expressamente isentas de qualquer responsabilidade na extensão máxima permitida pela lei aplicável na jurisdição. Os termos de utilização de qualquer produto ou serviço da BlackBerry são definidos numa licença ou outro acordo separado com a BlackBerry aplicável ao mesmo. NENHUM DOS TERMOS DA PRESENTE DOCUMENTAÇÃO TEM COMO OBJETIVO SUBSTITUIR QUALQUER ACORDO ESCRITO OU GARANTIA EXPLÍCITA FACULTADA PELA BLACKBERRY PARA PARTES DE QUALQUER PRODUTO OU SERVIÇO DA BLACKBERRY PARA ALÉM DA PRESENTE DOCUMENTAÇÃO.
BlackBerry Limited 295 Phillip Street Waterloo, ON N2L 3W8 Canada BlackBerry UK Limited 200 Bath Road Slough, Berkshire SL1 3XE Reino Unido Publicado no Canadá