Transcript
Empreendimento Villas Fasano do Lago
acontece
Workshop Gerencial Por Luana Morrone
No dia 4 de novembro, todos os diretores, superintendentes e gerentes das unidades de negócio e serviço se encontraram para um Workshop Gerencial, que teve o objetivo de passar informações sobre o atual momento da organização e suas ações estratégicas. Foram abordados assuntos como: acionistas, realizações de 2011, resultados da Pesquisa de Clima Organizacional, estratégias de regionalização, planning 2012-2014, entre outros. Os resultados de todas as áreas de negócio também foram apresentados por seus respectivos diretores, que detalharam o andamento de seus contratos e as perspectivas para 2012. Ao final da reunião todos foram convidados para um coquetel, proporcionando integração entre os gestores da empresa, que puderam comemorar os resultados positivos da HOCHTIEF do Brasil. Workshop Gerencial
2
Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2011 Por Fátima Idogava
O Encontro Econômico Brasil-Alemanha, realizado em setembro de 2011, no Píer Mauá, na cidade do Rio de Janeiro em um evento que reuniu cerca de 1.500 empresários, foi promovido pela Confederação Nacional da Indústria, pela Confederação alemã BDI e organizado pela Firjan (Federação das Indústrias no estado do Rio de Janeiro) com o apoio das câmaras alemãs no Brasil. O principal objetivo do evento foi discutir sobre os temas relacionados à cooperação e às oportunidades de negócios entre os dois países. Durante os workshops foram apresentados assuntos relacionados à energia renovável, infraestrutura, saúde, indústria automobilística, agronegócio, inovação, pesquisa, oportunidades no setor de petróleo e gás e os negócios relacionados à Copa do Mundo e às Olimpíadas. No evento foi realizada também a cerimônia de outorga do Prêmio Personalidade Brasil -
Encontro Econômico Brasil-Alemanha
Alemanha, conferido aqueles que se destacam no trabalho em benefício da dinamização dos negócios bilaterais. A HOCHTIEF do Brasil foi representada por Detlef Dralle, Diretor Presidente e André Glogowsky, Presidente do Conselho de Administração, e também estiveram presentes no Encontro, o acionista Grupo Zech e uma delegação de empresários alemães da cidade de Bremen.
Você Sabia? Concurso Vida Profissional Por Cláudia Domingos
A HOCHTIEF do Brasil está participando do Prêmio Sodexo Vida Profissional, com o programa “Escola Técnica HOCHTIEF”. O prêmio foi criado para multiplicar as melhores práticas em gestão de pessoas, divulgar as inovações em recursos humanos e as ações para valorizar, motivar e incentivar os profissionais. É possível concorrer em quatro categorias: 1) Soluções para
Motivação; 2) Soluções para Qualidade de Vida; 3) Educação, Treinamento e Desenvolvimento; 4) Sustentabilidade, sendo que o projeto inscrito pela HTB se encaixa na terceira categoria. Os ganhadores das quatro categorias serão divulgados em uma cerimônia em meados do mês de novembro, deste ano.
negócios
Empreendimento Villas Fasano do Lago é concluído No dia 30 de setembro foi entregue o Villas Fasano do Lago, um empreendimento com 18.800m2 de área construída, localizado na Rodovia Castello Branco, Km 102,5, em Porto Feliz (SP). A obra consistiu na construção de 54 casas com piscina e deck individuais a serem implantadas ao redor de três lagos artificiais. De acordo com o gerente de negócio Juliano Diniz, o nível do terreno e os três lagos foram revisados, por meio de um grande volume de terraplenagem, o que permitiu a realização das estacas escavadas e a infraestrutura. As estruturas das casas tiveram grande velocidade devido a forte atuação da equipe HOCHTIEF do Brasil e foram finalizadas na primeira quinzena de março, deste ano. Vale destacar que foi necessária a atuação junto aos subcontratados, para que os serviços de fechamento e acabamento das casas tivessem o mesmo desempenho da estrutura, visto que o prazo era bastante agressivo. Em junho, a infraestrutura externa e os serviços civis foram finalizados. Já em agosto começaram os trabalhos de impermeabilização e o enchimento dos lagos.
Para o coordenador de contratos, Robson de Thomazo, outro contratempo do empreendimento foi o encontro de mão-de-obra capacitada no local. “Neste momento de alta no mercado da construção civil é muito importante a obtenção de mão-de-obra qualificada para o cumprimento dos prazos contratuais com a qualidade necessária, desde que o preço praticado seja justo e não traga prejuízos para a organização”. Além dessas questões, o cliente JHSF solicitou apoio na implantação do sistema RM Solum, capaz de controlar os custos e os pagamentos de todos os fornecedores alocados na obra. Isto se tornou uma situação peculiar, visto que a obra foi dividida em quatro lotes com CNPJ’s e CEI’s diferentes, fazendo com que todos os processos fossem tratados como quatro obras distintas.
Uma das particularidades da obra que merece destaque foi o sistema de execução dos blocos de fundação e vigas baldrames sem formas, que utilizou uma valetadeira para as escavações, a qual contribuiu para a produtividade das equipes envolvidas.
3
O grande desafio da obra, como aponta Juliano, foi o prazo de entrega. “Nosso principal desafio foi concluir a obra dentro do prazo previsto e, para tanto, foi de grande relevância o entrosamento de toda a equipe e a implantação do plano de datas para cada atividade crítica. Datas estas, plenamente divulgadas para a equipe da obra e todos os fornecedores. Para acompanhamento das datas foram realizadas reuniões diárias com a presença de todos os subcontratados”, explica.
Ficha técnica Prazo da obra
Julho/10 a Setembro/11
Tipo de contrato
PMG
Gerente de negócio
Juliano Diniz
Área construída
18.800m²
Volume de concreto
7.300m2
Colaboradores no pico
435
negócios
Novo Contrato: Atílio Innocenti Por Luana Morrone
A HOCHTIEF do Brasil acaba de ser contratada, pelos clientes GTIS e YUNY para realizar os serviços preliminares, contenções e escavações de uma torre comercial de 33.000m2, com cinco subsolos e 17 pavimentos tipo , a ser construída na Rua Professor Atílio Innocenti, na cidade de São Paulo/SP. O contrato para esta fase terá duração de oito meses, enquanto os projetos da torre estão sendo desenvolvidos pelo cliente. “O maior desafio desta obra é a logística, pois o terreno fica em uma área de restrição, com uma vizinhança residencial e com pouquíssima área disponível para canteiro”, comenta Adriana Machado, gerente de negócio.
Perspectiva Atílio Innocenti
4
VW - Prédio Pintura: Mais uma etapa concluída Por Fábio Moraes
Está em andamento o empreendimento da unidade da Volkswagen, de Taubaté (SP). A obra consiste na construção de um novo prédio, com fundações, estrutura de concreto, pisos, estrutura metálica, cobertura e prédios de escritórios. A previsão é de que o empreendimento seja entregue em 2012, sendo que a parte civil ficará pronta no primeiro semestre e a finalização do prédio com equipamentos e instalações, será para o final do segundo semestre do mesmo ano.
A obra merece destaque, visto que os setores do Prédio de Pintura estão sendo realizados em etapas Wetterfest, o que implica que a HTB entregue, para a empresa de montagem dos equipamentos de pintura, os trechos do prédio com estrutura de concreto, pisos, estrutura metálica, cobertura com telhas metálicas e fechamento lateral com telhas metálicas, em um prazo curto. Com as fases Wetterfest completas, ocorrerá a liberação do início da montagem dos equipamentos. O maior desafio da obra, até o momento, é o cumprimento das datas dos fornecedores de projetos, de pré-moldados, de estrutura metálica, de telhas e pisos para que não hajam contratempos em relação aos prazos pactuados com a Volkswagen.
Ficha técnica
Wetterfest 1 Área interna do
Prazo da obra
Março/2011 a Maio/2012
Tipo de contrato Gerente de negócio
Preço Global Paulo Moscardi
Efetivo médio
150
Colaboradores no pico
220
Área construída
64.370m2
Concreto estrutural
12.190m3
Forma 10.410m2 Aço 688.000kg Tela 200.000kg
Fechamento lateral e cobertura
Laje de concreto
4.720m3
Estrutura pré-moldada
5.750m3
negócios
Conclusão da expansão do Hospital Israelita Albert Einstein Por Fábio Moraes
A HOCHTIEF do Brasil acaba de concluir a obra de expansão do Hospital Israelita Albert Einstein, denominada Bloco E (Prédio 3). A edificação é constituída por nove andares, sendo cinco subsolos e quatro pavimentos. Os subsolos são destinados ao estacionamento, com aproximadamente 1.340 vagas e os pavimentos destinados ao refeitório, ao conforto de funcionários, ao velório, farmácia, laboratório, presidência, administração e consultórios. “Na execução deste empreendimento, várias soluções de logística e engenharia foram utilizadas como, por exemplo, a logística de acesso de materiais e equipamentos à obra, que estava ocorrendo simultaneamente com o hospital em funcionamento e a utilização de um sistema de cubetas para executar a estrutura de concreto, o que otimizou a produtividade e reduziu o consumo de concreto e de aço. Além disso, no período de maior complexidade da obra (escavação dos subsolos e divisão de fases II e III), a solução encontrada foi a colocação de perfis metálicos e eucaliptos como ‘barreiras’ ao terreno, para a execução da escavação dos subsolos da Fase II. Tal solução foi exaustivamente estudada pela consultoria de fundações”, comenta Junia Roggia, engenheira de contratos da unidade. Outro destaque, deve-se ao fato de que atendendo à grande preocupação do cliente, voltada para a sustentabilidade, a obra foi projetada e executada para a obtenção da certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental), na categoria Silver. O que significa que em todo o processo construtivo foram criadas soluções que permitissem reduzir os impactos ao meio ambiente. “O empreendimento foi realizado com uma parceria ímpar com a engenharia do Hospital e a Gerenciadora Kahn do Brasil, que muito contribuíram para a entrega dos setores da obra aos usuários finais”, diz Álvaro Cherchiglia, gerente de negócio.
Ficha técnica Período da obra
Janeiro/2008 a Dezembro/2011
Tipo de contrato
Preço Global
Gerente de Negócio
Álvaro Cherchiglia
Área construída
40.830m²
Volume de concreto
15.540m³
Aço 1.400t Tirantes
685un
Parede diafragma
6.400m²
5
negócios
HOCHTIEF do Brasil presente na região da Av. Faria Lima em São Paulo Por Fernanda Soares e Luana Morrone
A região da Avenida Faria Lima, importante centro comercial, considerada uma das principais artérias da cidade de São Paulo está ainda mais valorizada com as construções de grandes empreendimentos realizados pela HOCHTIEF do Brasil. Dentre as diversas obras em andamento, destacam-se as unidades Residencial Praça Vila Nova, Edifício FL17, Edifício JK16 e Atílio Innocenti. O Residencial Praça Vila Nova é um empreendimento composto por duas torres, localizado próximo à Avenida Faria Lima, na região da Vila Nova Conceição, bairro nobre que pertence ao distrito de Moema, onde o metro quadrado é um dos mais caros da cidade. A construção de alto padrão preza pela exclusividade e pelo conforto, em um terreno de aproximadamente 6 mil metros quadrados, próximo ao Parque do Ibirapuera. “De arquitetura contemporânea, uma das principais características da obra é a grande área envidraçada da fachada, que valoriza a iluminação natural dos apartamentos. Também destaca-se o desafio da construção deste empreendimento de grande porte no prazo de 24 meses”, diz Roberto Marino, gerente de negócio.
6
Os edifícios JK 16 e FL 17 estão localizados na região da Avenida Faria Lima, mais precisamente na Avenida Juscelino Kubitschek e Rua Atilio Innocenti, respectivamente. Previsto para ser entregue no primeiro semestre de 2012, o Edifício JK 16 será composto por 15 pavimentos e 5 subsolos, totalizando uma área de 26.400m2. A construção atende às exigências da Certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental), na categoria Gold. A HOCHTIEF do Brasil é responsável por todas as obras civis e de instalações, incluindo, entre outros: serviços de contenções, escavação, fundações, superestrutura de concreto, acabamentos internos, caixilhos de fachada, granito em fachada, instalações elétricas, hidráulicas, ar condicionado, automação, supervisão, controle, entre outros. “Por estar localizada em uma zona de máxima restrição de circulação, a logística de abastecimento
é bastante restrita e desafiadora”, comenta Pedro Ferreira, gerente de negócio. A obra FL 17 abrange a construção de cinco subsolos, térreo, mezanino do térreo, 15 pavimentos, mezanino do 15º pavimento, cobertura, casa de máquinas dos elevadores e caixa d’água e compreende os seguintes serviços: parede diafragma e tirantes para 5 subsolos, escavação dos subsolos, fundação com sapatas isoladas, estrutura em concreto moldado “in loco”, alvenarias e acabamentos em geral, fachada em pele de vidro, esquadrias de ferro e madeira, impermeabilizações, elevadores, piso elevado, instalações elétricas, hidráulicas, combate a incêndio e ar condicionado, paisagismo e área externa. Com previsão de entrega para o início de 2013, os principais desafios na construção deste empreendimento, de acordo com o gerente de negócio Volselei Wolff, foram a execução dos cinco subsolos, considerando a localização da obra na área de restrição de circulação para caminhões, entre a Rua Prof. Atílio Innocenti e Avenida Brigadeiro Faria Lima e também quanto à estrutura de concreto, com diferentes pavimentos-tipo. “À medida que o prédio sobe do 1º ao 15º pavimento, os quatro cantos das lajes vão abrindo, inclinando as fachadas nestes cantos”, explica Volselei. Este prédio também será implementado com os princípios do LEED e deverá receber a certificação Gold. Na Rua Professor Atílio Innocenti, a HOCHTIEF do Brasil também está atuando, com um contrato recém conquistado para executar os serviços preliminares, contenções e escavações de uma torre comercial de 33.000m2. O contrato terá duração de oito meses. Além deste, outro novo contrato acaba de ser assinado para a realização da pré-construção e construção de mais um edifício comercial: Edifício Faria Lima 3732. "Estamos trabalhando para ganhar ainda mais contratos nesta região, o que garantirá aos nossos clientes, sinergia e qualidade na prestação dos serviços", comenta Roberto Paiva, Diretor Executivo - Edificações.
Pesquisa de Clima Organizacional 2011 Com um clima de trabalho agradável, não tem tempo ruim! Por Luana Morrone
A HOCHTIEF realizou entre os dias 29 de agosto e 5 de setembro a Pesquisa de Clima Organizacional. Ela forma a base para a formulação de estratégias de mudanças e reformulações estruturais, além de ajudar os administradores a obterem a opinião dos colaboradores sobre a organização e seus elementos. Sua análise, diagnóstico e as sugestões são usados como instrumentos valiosos para o sucesso de programas voltados para a melhoria da qualidade; aumento da produtividade; avaliação de políticas internas, etc.
fique por dentro
7 Edifício JK16
Este ano, a pesquisa obteve um índice de retorno/participação de 90%, o que significa que 474 colaboradores preencheram a pesquisa e expressaram suas opiniões. A pesquisa apontou um alto índice de satisfação geral - 83%. Este índice se refere a uma média estipulada de acordo com a pontuação de categorias que agrupam assuntos como: trabalho em equipe; imagem interna da empresa; avaliação e feedback, normas e padrões; integração e relacionamento; estilo gerencial; remuneração e benefícios; comunicação; alta administração; filosofia empresarial; desempenho profissional e, por fim, treinamento. Quase todas as categorias obtiveram índices de satisfação maiores que 80%. A categoria melhor avaliada foi “Filosofia Empresarial” - 94%. Inclusive, uma das perguntas referentes a esta categoria atingiu o primeiro lugar no ranking, trata-se do fato de que 98% dos colaboradores acreditam que a HOCHTIEF não faz doações
diretas ou indiretas a organizações, partidos políticos ou a políticos individualmente, para obter vantagens nos negócios. É válido também citar que em segundo lugar no ranking, encontra-se o seguinte resultado: 98% dos colaboradores admitem ter orgulho de trabalhar na empresa. Dentre as 10 melhores notas destacam-se observações sobre a confiança dos colaboradores no crescimento da empresa; o interesse pelos veículos de comunicação; o cumprimento do Código de Conduta Corporativo; a boa aceitação das diferenças culturais, religiosas, raciais ou de sexo e, além disso, a estratégia da empresa para obtenção de novos negócios. Dentre os 10 piores, nenhum item foi considerado crítico, ou seja, com satisfação abaixo de 50%. Os planos de ações estão em discussão e serão divulgados em breve.
fique por dentro
Integração e troca de experiências entre as equipes
Reunião da DED no Villas Fasano do Lago
Reuniões das Áreas de Negócio Por Fábio Moraes e Sueli Souza
Com o objetivo de alinhar as equipes das obras e das Áreas de Negócio (planejamento, propostas, comercial e controlling) são realizadas anualmente grandes reuniões por Diretoria: Industrial (DIN), Edificações (DED) e Infraestrutura (DIE). No segundo semestre de 2011 aconteceram os encontros das áreas de negócio DIN, nas obras da Prysmian e Petrobras Vitória no Espírito Santo, e DED, na obra Villas Fasano do Lago em Porto Feliz (SP), proporcionando integração e troca de experiências entre os participantes. No evento, os diretores das áreas repassaram informações sobre os resultados das áreas e suas contribuições nos resultados da organização, bem como expuseram as oportunidades vigentes, o status atual de seus contratos, as
projeções de resultados e as metas estabelecidas dentro da área de negócio. Cada representante de obra também fez sua apresentação, trazendo dentre os assuntos abordados, as principais dificuldades encontradas, as curiosidades técnicas, assim como a descrição do escopo nos contratos em andamento e nos novos contratos. “A reunião é muito importante para a troca de experiências e para a integração entre colaboradores. As palestras técnicas trazem novidades e feedback para a todos os participantes, explicam os diretores Alexandre Safar e Roberto Paiva. As reuniões foram encerradas com clima otimista, sendo reforçado o apoio de todos os presentes para trazer à empresa, resultados ainda mais relevantes.
Reunião da DIN na Prysmian
8 Workshops do semestre Ana Paula Pinheiro
Sabemos que os workshops são uma excelente oportunidade de alinhamento entre as unidades de serviço e as unidades de negócio, visto que reúnem colaboradores de diferentes áreas, para tratar assuntos em comum. O segundo semestre de 2011 está com uma agenda repleta de workshops. Em agosto, aconteceu o workshop de Produção, com a apresentação de temas relevantes, tais como: “Gestão para a Garantia da Qualidade” e “Sustentabilidade, requisitos LEED na execução da obra”, com a participação de profissionais do mercado e especialistas no assunto. Outro momento de destaque no evento foi a participação dos colaboradores da área de Segurança e Qualidade, juntamente aos colaboradores de Produção. A participação da equipe de Segurança foi muito importante, como comenta o engenheiro Henrique Gonçalves, da unidade AGRE Domo Business: “Tivemos uma oportunidade ímpar para discutirmos questões referentes à interface Produção x Segurança. Creio que esse seja um passo para alinharmos e Participantes do Workshop de CTE
resolvermos questões em comum”. O workshop de Controlling Técnico, realizado em agosto e outubro, teve como ponto central o repasse dos conhecimentos adquiridos nas qualificações comportamentais, estudadas pelos colaboradores durante o ano. Divididos em pequenos grupos, os profissionais fizeram exposições teóricas e atividades práticas para exercitar as qualificações. Além deste trabalho, a equipe discutiu o papel do controlador de custos, sob a orientação de coordenadores e gerentes da área. No workshop das Lideranças Administrativas, assuntos como mobilizações, desmobilizações foram apresentados e discutidos pelos coordenadores e gerentes administrativos, que compartilharam as experiências vividas, recentemente, no encerramento de alguns contratos em São Paulo e na mobilização de novas obras, como no Rio de Janeiro. Outros eventos estão previstos para este semestre, como o workshop de Suprimentos, Projetos e de Recursos Humanos. Ao ser convidado para participar de um deles, não perca a oportunidade!
William Lerch - campeão de tênis
Campeões de futebol
Campeões de vôlei
Olimpíadas HOCHTIEF Por Zenilton Magalhães
A manhã nublada do dia 10 de setembro, no Acampamento Aruanã, em São Paulo, foi palco para os jogos da primeira edição das Olimpíadas HOCHTIEF. Desta vez, o evento esportivo anual da empresa contou com a participação de seis equipes de futebol, três de vôlei e quatro tenistas. Os jogos começaram cedo e, apesar da falta de sol, os jogadores estavam radiantes para disputarem as medalhas. E claro, para aproveitar o churrasco, a cerveja e o som da dupla sertaneja, que
Projeto Sistema Integrado inicia 2ª fase Por Veronika Dias
tocava no espaço coberto. “A inserção de novas modalidades de esportes permitiu a maior participação dos colaboradores, tornando o evento mais atrativo”, comenta a colaboradora Marielen Colomera, da equipe vice-campeã de vôlei. O evento, que terminou às 18h, promoveu a integração dos colaboradores de unidades de serviço e de negócio.
Após grande dedicação na primeira fase do processo de seleção de softwares, em outubro iniciou-se a segunda fase do Projeto Sistema Integrado. A definição pelo sistema de orçamento e controle de custos KUBUS, já utilizado pela empresa, foi o precursor desta segunda fase. A previsão é de que no início do ano de 2012, o release já tenha sido avaliado e testado, os usuários tenham sido treinados e o sistema já esteja em uso. "Tempo suficiente para que o acionista retorne com o parecer sobre os finalistas do sistema ERP", comenta Veronika Dias, gerente do projeto.
Treinamentos Assistência Técnica
Amanco
Ana Paula Pinheiro e Nadia Ramos
Com o intuito de prestar um serviço de atendimento ao cliente, focando em qualidade, a equipe da mão-de-obra direta da Assistência Técnica, vem aprimorando seus conhecimentos e habilidades, por meio de treinamentos contínuos. Desde o início do ano, os treinamentos são aplicados por fornecedores e colaboradores internos, atualizando os profissionais em novos processos e metodologias. Os cursos envolvem teoria e prática e, cada um dos colaboradores, tem a oportunidade de aplicar os conhecimentos, antes de utilizá-los em campo. “Além de alcançarmos o objetivo principal, que é prestar um serviço de qualidade, conseguimos motivar ainda mais toda a equipe,” conta a engenheira de assistência técnica, Nadia Ramos.
Textura Projetada
9
tecnologia
Central de Utilidades
Petrobras Vitória
Petrobras Vitória
Central de Utilidades, o coração do empreendimento Por Fátima Idogava
10
O projeto do complexo administrativo da Petrobras, em Vitória, expressa a preocupação de se adotar conceitos construtivos, que resultem em eficiência energética, respeito ao meio ambiente e ao uso de sistemas que evitem o desperdício de materiais. Seguindo este conceito, esta sede possuirá uma Central de Utilidades, considerada como o coração do empreendimento, que será responsável pela distribuição de energia elétrica, da água potável, da climatização dos ambientes, do combate de incêndio e do tratamento de esgoto de todas as demais edificações.
aos reservatórios da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), onde é tratada e reutilizada nos vasos sanitários, na irrigação e na reposição de água do sistema de ar condicionado.
O empreendimento conta com dois geradores a diesel que irão garantir o fornecimento de energia elétrica às demais edificações. Foi instalada uma proteção acústica com o objetivo de evitar a propagação do som gerado pelos equipamentos para as áreas externas da edificação.
Todos os sistemas dependem de uma excelente supervisão e controle de cada equipamento, sendo interligados por meio de uma rede de dados à Central de Monitoramento e Controle. Ou seja, é possível controlar remotamente tanto a iluminação de um setor, quanto o reabastecimento dos tanques diários de óleo diesel dos geradores.
Com relação à água potável, esta é recebida da concessionária e armazenada em reservatórios apropriados, sendo, posteriormente, pressurizada para as demais edificações, que após o uso, retornam
O sistema de climatização das edificações possui capacidade instalada de 1.790 TR – o equivalente a aproximadamente 2.000 aparelhos de ar condicionado de uso residencial. Todo o processo tem início na Central de Água Gelada, que por meio dos chillers resfriam a água, que será bombeada para as demais edificações, climatizando os ambientes.
Fonte: Informativo OCCH, edição dez/jan-2011, colaborador Angelo Sirimarco Silva
Agenda de eventos técnicos - Novembro/Dezembro 2011 Leandro Araújo
Data
Evento
Local
Contato
02/11/11 a 04/12/11
9ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo
São Paulo / SP
www.nonabia.com.br
8 a 09/11/11
Brazil GRI
São Paulo / SP
www.piniweb.com
8 a 09/11/11
Projeto e execução de revestimentos de fachada
São Paulo / SP
www.inovatecconsultores.com.br
22 a 24/11/11
Expo Estádio
São Paulo / SP
www.expoestadio.com.br
01/12/11
Compras e Engenharia de Suprimentos na Construção Civil
São Paulo / SP
www.piniweb.com
05/12/11
Licenciamento Ambiental em Obras
São Paulo / SP
www.piniweb.com
07/12/11
Como Melhorar a Segurança do Trabalho nos Canteiros de Obra
Bauru / SP
www.sindusconsp.com.br
12 a 14/12/11
II Conferência Internacional RILEM
Rio de Janeiro / RJ
www3.coc.ufrj.br
qsm
Os benefícios das FECs nas obras da HOCHTIEF Por Mariana Bicalho e Luiz Nunes
11 Colaboradores da UN DEB Retiro durante o DDS sobre FECs
FEC é uma Ficha de Execução e Controle, na qual estão contidos os requisitos mínimos exigidos pela HTB, clientes e normas brasileiras. A FEC serve como uma lista de checagem durante a execução dos serviços considerados críticos para cada obra, auxiliando os itens a serem inspecionados e suas tolerâncias de aceitação. Para evitar a repetição de falhas já corrigidas em outras obras, agregando melhorias nos processos, é fundamental que sejam feitos registros de cada desvio. A aplicação das FECs é para o produto final, ou seja, os serviços que são controlados e que afetam a qualidade final da obra, devem ter seu acompanhamento por meio delas. Quando as inspeções ocorrem de maneira adequada e bem planejada, os serviços têm continuidade, sem retrabalhos futuros. Para que sejam medidos os índices de defeitos em cada tipo de serviço, as obras enviam mensalmente para o escritório central um gráfico de Pareto, para que seja apurado onde estão ocorrendo as maiores falhas ou os retrabalhos nos serviços executados nas obras. As instruções quanto à correta utilização das FECs são repassadas aos colaboradores, por meio de DDS (Diálogo Diário do Sistema), em todas as unidades de negócio.
nossa gente
Homenagem por Tempo de Casa
É com satisfação que divulgamos os homenageados de setembro e outubro: por Cláudia Domingos
Silmara Guedes
Jose Blanco
Começou a trabalhar na empresa há 10 anos como secretária bilíngüe, atendendo a várias diretorias. Atualmente atende os diretores das Áreas de Negócio.
Iniciou sua carreira na HTB há 10 anos como engenheiro especialista da área de Instalações, na obra do BankBoston, cargo que ocupou em outras unidades como no Hotel Hilton, na Petrobras REFAP e no Condomínio Praça Villa-Lobos. Nessa última obra, foi promovido a Coordenador de Instalações em 2005, exercendo essa atividade até 2010, quando passou a Gerente de Instalações e foi transferido para a UN Cidade Jardim Corporate Center, sua atual obra.
Série: Fazendo a Diferença
Doação de tempo e atenção: um ato de amor e respeito ao próximo
12
Por Adriana Teles
Nesta edição vamos contar a história da Assistente Jurídica Priscila Franceschini, mais uma profissional da HOCHTIEF, que vem trilhando um caminho de sucesso quanto ao tema voluntariado. Priscila sempre gostou de participar de ações voluntárias. Já trabalhou com a Legião da Boa Vontade (LBV) ao auxiliar os desabrigados das fortes chuvas, que ocorreram no início deste ano, na região serrana do Rio de Janeiro. Foi até o local e doou roupas, alimentos e ajudou na montagem de cestas básicas. Também já foi integrante do grupo Terapia do Riso, na área de pediatria, do Hospital Santa Casa, em São Paulo. No entanto, por ter voltado a estudar, ficou com o tempo mais escasso, mas nem por isso abandonou os trabalhos voluntários. E encontrou na ação Papai Noel dos Correios*, uma maneira de continuar contribuindo para o desenvolvimento social.
Segundo Priscila, as pessoas que realizam ações voluntárias, tornam-se mais sensíveis e começam a olhar o próximo com mais ternura, atenção e de forma solidária. Além de passarem a respeitar mais quem está ao redor. E acrescenta: “Um simples gesto pode fazer uma grande diferença na vida de um ser humano. Quando todos nós nos unimos em prol de um objetivo, pode ter certeza que estamos no caminho certo para que ele seja concretizado”.
Desde 2008, Priscila participa da campanha Papai Noel dos Correios, uma iniciativa que tem mais de 20 anos e consiste na adoção, por parte da sociedade, de cartas escritas por crianças carentes com pedidos variados, que são encaminhadas aos Correios. Ao saber da campanha, Priscila não perdeu tempo, procurou uma agência dos Correios e ao ler as cartas, observou que as crianças pediam muito mais do que brinquedos. “Uma das histórias que mais me chamou a atenção foi a de uma menina que morava com a avó. Pelo que eu pude perceber, ela era uma criança bem carente. A garota contou que dormia com a avó em um colchão velho no chão. O que ela mais queria era uma cama nova para presentear a avó”, conta Priscila. Vale destacar que, só em 2009, os Correios receberam quase 2 milhões de cartas e 413.602 foram adotadas, o que representa 21% do total . A ação teve a participação de 3.818 funcionários dos Correios, 669 voluntários e 462 parcerias.
Priscila Franceschini
*Se você se interessou pela ação Papai Noel dos Correios. Basta ir até qualquer agência dos Correios, pedir para ler as cartas e escolher quantas quiser para adotar. Lembrando que há um prazo para a entrega do presente, que será enviada ao remetente, pelos Correios.
Expediente: TAPUME, publicação interna para os colaboradores da HOCHTIEF do Brasil. Responsável: Fátima Idogava. Coordenação: Luana Morrone. Comissão do Tapume: Adriana Teles, Ana Paula Pinheiro, Cláudia Domingos, Ed Carlos Toledo, Fábio Moraes, Fernanda Soares, Leandro Araújo, Luiz Nunes, Mariana Bicalho, Thomas Diepenbruck e Zenilton Magalhães. Av. Alfredo Egídio de Souza Aranha, 145 - São Paulo. Jornalista Responsável: Joel C. de Oliveira Jr. (MTb. 18.681). Colaboração (texto): Cassia Chicolet. Layout/Diagramação: Toni. Criação e Editoração Eletrônica: Multiart Comunicação - Fone (0xx11) 5539-7577. É permitida a reprodução das matérias desde que seja citada a fonte. Tiragem: 1200 exemplares. Fale conosco:
[email protected]