Transcript
FRICTAPE NET Rede Antiderrapante Para Heliporto MANUAL, VERSÃO. 1.811
Para redes 12X12mt, 13x13mt, 14x14mt e 15x15mt Quadrada, Octogonal, Mista Desenho No._____________________________
Índice Analítico: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Author: Date: Pages: Fabricante:
RESUMO PRIMEIRA INSTALAção CONFIGURAÇÃO, ARMAZENAMENTO E EMBALAGEM OPERAÇÕES DE HELECÓPTERO CHECK-UP E MANUTENÇÃO INFORMAÇÃO TÉCNICA Jaakko Uotila January 4h, 2013 12 including this page Frictape Net Ltd Postal address P.O. Box 130 01801 Klaukkala, Finland Street address Verkkomäentie 35 01830 Lepsämä, Finland Telephone +358 9 879 3878 Telefax +358 9 8789 3040 E-mail
[email protected] Internet www.frictape.net O fabricante se reserva o direito de alterações sem aviso prévio.
1/12
© FRICTAPE NET LTD
1
RESUMO
Frictape Net, é uma rede especial de superfície resistente, moderna antiderrapante e sem nos. Frictape Net previne o deslizamento dos helicópteros e seus tripulantes do heliporto. A instalação da rede sobre o heliporto e fácil e rápido, facilidade de re- embalar transportar para outra localidade. Por exemplo, dois homens conseguem carregar uma rede de12X12mt, com peso de (150 kg) no heliporto para remoção e recomendado quatro (4) homens para transportar a rede. A rede e construída com poliéster sintético de alta tenacidade e material natural de alto poder antiderrapante. Com alta resistência a humidade, calor e frio. Com uma fabricação ondulada e antiderrapante mantém a rede sempre na melhor posição possível assim evitando qualquer tipo de deslocamento da rede. Ao redor de toda sua extensão são colocados cintas de amarração com intervalo de 1,5 metros. Para facilitar sua amarração, que pode ser fixado com catracas que são vendidas como opcional e ajudam a manter a rede firme no lugar. A rede pode ser enrolada e embalada. Ao desenrolar a rede de sua embalagem original demora alguns minutos para ser instalada indiferente da quantidade de pessoas para efetuar sua instalação, efetuando o uso dos fixadores.
Atenção para primeira instalação da rede! Em hipótese alguma corte a rede para ajustar o tamanho . Cortar a rede afeta sua integridade e reduz a segurança e a perfeita aderência assim desestruturando e impedindo sua fixação com as cintas, na qual resultara no mal desempenho do produto.
2.
PRIMEIRA INSTALAÇÃO
2.1
PARTS Fig. 2-1 Parts, general view
A parte principal da instalação de uma rede tecida com fitas de amaração no seu perímetro com intervalos a
2/12
© FRICTAPE NET LTD
cada 1,5 metros. As fitas de fixação devem ser fixadas à plataforma de desembarque com fivelas, catracas e manivelas, para tensão da rede, na tensão de mais de 2.225 N. A rede é entregue em um saco têxtil. Quando necessário, a rede pode ser dobrada, enrolada e embalada em saco têxtil e levadas facilmente para armazenar. A Frictape Net tem uma característica única. Com uma tecelagem especial faz com que as fitas de amarração laterais obtenhao uma altura diferente da heliporto, as fitas podem ser fixandas acima das laterais quando corretamente instaladas. Esta característica pode ser vantajosa em certos casos. A identificação das duas direções é feita colocando o número de série para um lado da extremidade das fitas. Part name
Pieces in assembly
Drawing number
1
see cover page
Attachment tape, net material compatible textile tape, 7 m long
Net, textile assembly
20-44
7005-101
Attachment tape, net material compatible textile tape, other lengths
20-44
7005-102
Ratchet assembly, wrench operated with shackle
20-44
7005-103
Ratchet assembly, handle operated with shackle
20-44
7005-104
Ratchet assembly, wrench operated with hook
20-44
7005-105
Ratchet assembly, handle operated with hook
20-44
7005-106
1
7006-104
1-2
7006-105
20-44
7005-3
Bag for the net, textile assembly Carrying case for ratchet assemblies, textile assembly Shackle, galvanized metal, WLL 2T Fig 2-2 Parts List
Consulte a página 12 deste manual para a quantidade real de acessórios para montagens e catraca de sua rede. O número nos desenhos identificam as peças na fábrica e o número do desenho deve ser utilizado quando encomendar peças de reposição. 2.2
MARCAÇÕES NA REDE
IDENTIFACAÇÃO Existe um número de série no centro da aresta das extremidades de fita longitudinais. Veja a Figura 2-1. Existe também um deslizamento duplicado fora do saco, no meio. Na etiqueta você vai encontrar o número de série, nome do fabricante, número de série da rede e data de fabricação. RECONHECIMENTO DO LADO SUPERIOR E INFERIOR As fitas têm uma tendência a não permanecer plana no convés, mas a técnica de tecelagem torce as fitas de 30-90 graus. As fitas permanecer em todo o redor da rede de uma maneira semelhante, isto é, tendo consistentemente a mesma vantagem com a fita para cima ou para baixo, em direção à superfície do heliporto.
As estruturas de borda das fitas não são simétricas. A borda com fios marcadores brancos é um pouco mais resistente ao desgaste. Os fios brancos marcadores são facilmente visíveis, quando olhando para a única fita. As laterais da rede são montadas como lado superior na fábrica. A parte superior fica sem nada de especial para que possa ser instalada em ambos os lados quando a rede é tratada apenas de forma normal durante a implantação do saco e, respectivamente dobrando de volta para o saco. Os lados superior / inferior pode ser realmente mudado propositalmente mudando a rede de lado quando aberta no heliporto.
3/12
© FRICTAPE NET LTD
Isto vem apenas em consideração quando a rede é usada de forma irregular parte inferior / superior e seria de vantagem alternar os lados para maior tempo de vida. Ver 5.2 para a maiores inforacoes.
2.3 INSTALAÇÃO DA REDE NO HELIPORTO Ao instalar a rede, o pacote deverá ser mais favorável antemão (ou AFT) do navio. Nos navios do rolamento lateral é o principal fator para deslizar sobre o heliponto. Ventos fortes podem, obviamente, causar tendência para deslizar também, mas em ventos fortes as operações usando helicóptero pode não ser possível. A Net Frictape detém um pouco melhor helicópteros contra deslizamento lateral. A base estrutural para isto é que, devido à técnica Frictape tecelagem das fitas longitudinais ficar mais elevado do que as fitas laterais, ver fig. 1-4 abaixo. A diferença não é muito, mas se o usuário tem alguma direção de deslizamento que é mais importante para evitar, a rede pode ser configurado para dar o maior atrito contra essa direção.
Fig 2-4 Foto detalhada da estrutura da rede Frictape. As fitas de fixação são instaladas na fábrica como no desenho fornecido com o manual. Cada fita anexada e montagem da fivela e catraca pode chegar a até uma distância de 6-7 metros da margen da rede. Se a instalação em particular tem longas distâncias para pontos de fixação no heliporto, outros metodos devem ser providenciados. Ou o usuário pode requisitar as fitas de fixação de comprimentos especiais com o tamanho máximo de 35 mm de largura resistente ao tempo, pelo menos 30 kN (3 ton) de fita e substituir as curtas. Se os pontos de amaração no heliporto não coincidem com as fitas de fixação pré-instaladas, então é preciso trocar os pontos de fixação como o projeto heliporto exige. Os pontos de borda são pré-instalados de acordo com a recomendação CAP 437 de cerca de 1,5 metros de distância. No caso da rede em questão ter outra forma não sendo quadrado: Se em uma remontagem em diagonal novas cintas de amaraçáo seram necessárias, por favor, note que o acessório adequado para a borda é para o canto da tela "diamante", ver abaixo Fig 1-5:
Fig 2-5 Amarração de ponta em diagonal.
4/12
© FRICTAPE NET LTD
Após os primeiros ajustes serem feitos, a Rede Frictape pode ser instalada ou retirada sem muita complicação. Duas pontas de rede pode ser realizada em comprimentos constantes, enquanto diminui a tensão é operado nas outras duas extremidades, assim, reduzir para metade o tempo de tensionamento tedioso. Por exemplo, pode-se manter a tensão laterais AFT e PORT em comprimentos constantes e desapertando / apertando as cintas a partir das bordas adjacentes, respectivamente. ver Fig 2-1.
3.
CONFIGURAÇÃO/ EMBALAGEM/ ARMAZENAMENTO
3.1 INSTALAÇÃO DA REDE Role o saco de cabeça para baixo e levante o saco fora. Guarde-o para uso posterior.
H
Primeiro ajustar a bandeira centro amarelo da rede no meio do. Veja que o número de série é como no desenho abaixo.
5/12
© FRICTAPE NET LTD
3.2
AMARRAÇÃO DA REDE
A. Torça cada cinta uma ou mais vezes para prevenir desgaste. B. Amarre a cinta central 1 nas duas extremidades, tensão simétrica mantendo no centro. C. Tensão central na cinta 2 nas duas extremidades. Cheque se a linha de fora das cintas 1 & 2 estão fora da linha amarela de pouso, se não estiver volte ao passo B. D. Tensão das cintas centrais superiores 3 cheque se a cinta cobre a linha de pouso amarela. E. Tensão das cintas 4, cheque se as cintas cobre a linha amarela de pouso. F. Continue os passos acima seguindo de dentro pra fora em pares. G. Apos uma semana cheque a tensão nas cintas e a posição das cintas sobre a linha amarela do heliporto. H. Caso seja necessário repita o passo G. ate o tamanho desejado. Isso possa ser necessário as primeiras vezes após amarração efetuada com sucesso e tenção adequada novo ajustes serão desnecessário. A CAP 437 define tensão adequada: “Como uma regra basica, ele não deve ser possível aumentar a qualquer parte da rede por mais do que cerca de 250 mm acima da superfície helipoto quando se aplica um puxão vertical por mão ". Este é um teste muito prático para a tensão adequada. Esta tensão de aproximadamente resulta, quando 35 milímetros de largura é apertada, tanto quanto possível pela força da mão. A catraca chave operado é mais leve de usar e, portanto, torna possível a aplicação de tensões mais elevadas na correia amarração.
6/12
© FRICTAPE NET LTD
3.3
COMO GUARDAR A REDE
Solte todas as cintas. Dobrar as duas redes de lados adjacentes ao meio, dobre tão larga quanto a embalagem. Role a rede dobrada, a partir de lado curto até que esteja completamente enrolada. Coloque o saco na parte superior da rede, abrange-a totalmente. Em seguida, role a rede com o saco em volta. Agora, o saco deve estar na parte inferior da rede numa posição vertical com a rede no seu interior. Use as cintas de aperto como alças sob o saco e aperte-as ao redor do saco. Agora você pode transportar a rede facilmente.
3.4
AMAZENAGEM
Net Frictape deve sempre ser armazenado em local seco. Armazene a rede proximo ao heliporto em sua embalagem. Neste caso, lembre-se de amarrar a rede de forma segura. Se isso não for possível, a embalagem pode ser transportada por duas pessoas. As cintas de aperto podem ser usadas como alça para facilitar a passagem entre portas e escadas.
Fig 3-1 Se a rede estiver molhada, o pacote deve ser aberto na sala de armazenamento para deixá-la secar. Isso protege a rede contra o apodrecimento, uma vez a rede seca se torna mais leve para carregar a próxima vez. Por favor note que o material de embalagem cinza da rede é à prova d'água! Se a rede for armazenada molhada dentro de sua embalagem nao havera possibilidade de secar, há uma grande possibilidade que a mesma sendo armazenada humida ou molhada suas coradas apodreçam.
4.
OPERAÇÕES COM HELICÓPTERO
4.1
VERIFIQUE A INSTALAÇÃO DA REDE COM ANTECEDÊNCIA
Cheque a instalação total da rede. Cheque se a rede se encontra totalmente esticada. Cheque a rede para partes gasta ou com dano. Caso a rede se encontre congelada no heliporto, solte as Cintas de amarração com cuidado e chacoalhe a mesma para retirar o gelo.
4.2
CUIDADOS ESPECIAIS PARA POUSO E DECOLAGEM
Quando o helicóptero estiver pousando ou decolando não e seguro a permanência de pessoas no heliporto.
7/12
© FRICTAPE NET LTD
Alguns helicópteros têm um trêm de pouso do tipo barra horizontal (tipo skid), que tem a possibilidade de ser pego na malha da rede. O máximo de cuidado deve ser exercido em operações aéreas com este tipo de trem de pouso. Favor notar que as fitas longitudinais e laterais são de alturas diferentes ( Fig 2-4).
5.
CHECK-UP E MANUTENÇÃO.
5.1
CHEQUE AS CONDIÇÕES DA REDE
Verificar o estado geral da rede, prestando uma especial atenção a possíveis: -
cortes e rasgaduras queimaduras corrosão condição da Cintas de amarração e seus componentes metálicos
Se a rede se encontra com defeito entre em contato com o fabricante (veja pagina 1 desse manual para detalhes). Para a determinação das operações necessárias ou enviá-la ao fabricante para reparo. Se o desgaste excessivo é visível, verificar se mais de 10% do material de poliéster preto esta danificado e se ha áreas com maior desgaste. Se esse for o caso a rede deve ser rejeitada imediatamente.
5.2
EM CASO DE DESGASTE IRREGULAR
Se a rede mostra o desgaste irregular entre os lados superior e inferior das fitas, o tempo de vida da rede pode possivelmente ser alongado através da troca de lados superior / inferior, isto é, girando de cabeça para baixo a rede. Ao fazer isso, a fita de fixação centro do "A" deve ser mantido no lugar enquanto todos os outros anexos são desinstalados do heliporto. A rede é então virada de cabeça para baixo em torno do eixo da fita de fixação uma enquanto o pacote é mantida à posição original. Desta forma, os rolos da rede para o pacote na sua nova posiçao e desenrola fora da embalagem na forma desejada.
5.3
POSSÍVEL MANUTENÇÃO
- limpe as partes de metal. Troque as partes com defeito - limpe as partes de metal com água doce. Não use jatos de agua na rede. Cintas de amarraçao e catracas são substituíveis. As peças gastas na rede podem ser reparadas por encomenda, remendos feitos de fábrica.
5.4
ARMAZENAGEM POR LONGOS PERIODOS
Para prevenir apodrecimento da rede nunca guarde úmida ou molhada. Um bom local para armazenagem e: - longe da luz do sol - longe de produtos químicos - local seco e arejado
5.5
REJEIÇÃO DO PRODUTO
A rede e rejeitada se houver cortes ou defeitos de fábrica.
8/12
© FRICTAPE NET LTD
5.6
PROGRAMA DE MANUTENÇÃO
- Cheque as condições da rede descrita no parágrafo 5.1 sempre antes de qualquer pouso ou decolagem. - se houver constante pouso e decolagem verifique a rede com atenção a cada 6 como e descrito no parágrafo 5.1. Caso não haja uso constante guarde a rede em local seco, veja parágrafos 3.4 & 5.4.
6
FICHA TÉCNICA
6.1
VIDA ÚTIL DE UMA REDE FRICTAPE
Vida útil de uma rede Frictape com uma manutenção periódica e de5 anos. Se houver alguma das citações do parágrafo 5.1 a rede deve ser rejeitada imediatamente. O material das redes Frictape tem resistência à ruptura inicial de cerca de 20 kN. De acordo com a experiência do fabricante, a resistencia este material permanece bem acima de 50% do valor inicial após 5 anos de serviço exterior contínua Embora esta redução de vida util devido principalmente ao efeito do sol não é crítica em 5 anos, a possebilidade do desgaste mecânico e corrosão química e outros factores de carga desconhecidas recomenda limitar a vida de serviço a 5 anos, no máximo.
6.2
ELETRICIDADE ESTÁTICA
As redes Frictape foram testadas pelo State Research Institute (Finland) e são seguras contra eletricidade estática.
6.3
SEGURANÇA CONTRA FOGO
A redes Frictape sao testadas para ser não-inflamáveis como por exigências da FAR / JAR Parte 25,853. Este teste foi feito em VTT Technical Research Centre da Finlândia e é aprovado pela DNV. Na prática, este resultado significa que o material acabará por queimadura, mas a queima é extremamente lenta, mesmo em condições de laboratório.
6.4 CERTIFICADO DE APROVAÇÃO Det Norske Veritas foi emitido 15th September 2009 a Type Approval Certificate No. S-5894 for the Frictape Net. Os detalhes do certificado podem ser encontrados no site http://exchange.dnv.com.Choose “Approved Products and Manufacturers”, and then “Search” for “Certificate Number” S - 5894:
9/12
© FRICTAPE NET LTD