Transcript
Logo
Sistema de Gestão da Qualidade PO - Procedimento Operacional
Processo:
Identificação: PO.01 Versão: 03
Folha: 1 de 9
Aquisição
1. OBJETIVO Descrever as atividades de compra de materiais e contratação de serviços para as obras da empresa. Também descreve a metodologia de seleção e avaliação de fornecedores, tanto de materiais como de serviços. 2. RESPONSÁVEIS • Diretoria; • Coordenador de Engenharia; • Responsáveis pelos Setores; • Analista de Suprimentos ou Departamento de Suprimentos. 3. PROCEDIMENTOS 3.1 - Compra de material 3.1.1 - O Coordenador de Engenharia deve solicitar os materiais ao Analista de Suprimentos através de uma REQUISIÇÃO DE MATERIAL, ATIVO E SERVIÇOS VIA INTERNET (FORM. 03) ou de forma eletrônica no I-NOPROF (Sistema Informatizado da Empresa). O material deve ser descrito na solicitação por meio de consulta: ao CADERNO DE MATERIAIS E SERVIÇOS (Sistema informatizado da empresa ou impresso), normas técnicas, catálogos técnicos, projeto ou memorial descritivo. Qualquer outra informação deve ser descrita no campo “observações”. Pode-se fazer um desenho ou croqui do que está sendo solicitado. 3.1.2 - O Coordenador de Engenharia deve atentar para que a data de necessidade que constará na REQUISIÇÃO DE MATERIAL, ATIVO E SERVIÇOS (FORM. 03), seja coerente com o prazo estipulado pelo CADERNO DE MATERIAIS E SERVIÇOS. 3.1.3 - O Analista de Suprimentos, ao receber as solicitações, deve efetuar uma cotação dos materiais para decidir pelo fornecedor. 3.1.4 - Pode-se fazer uma consulta ao site do PBQP-H para verificar empresas participantes dos Programas Setoriais da Qualidade. 3.1.5 - Escolhido o fornecedor (que deve ser qualificado pela empresa), deve-se emitir um PEDIDO DE COMPRA com uma cópia para a obra, outra para o fornecedor e uma via para arquivo ou de forma eletrônica no I-NOPROF (Sistema Informatizado da Empresa). Para especificar os materiais, o Analista de Suprimentos deve utilizar a TEM – TABELA DE ESPECIFICAÇÃO DE MATERIAIS (ANEXO). Caso o cliente ou a construtora prevejam realizar alguma verificação do produto adquirido nas instalações do fornecedor, os meios e critérios para tal verificação devem estar estabelecidos no pedido de compra ou em anexos apropriados. 3.1.6 - Antes de aprovar e enviar o Pedido de Compra, o Analista de Suprimentos deve analisar se o mesmo está corretamente preenchido e se as especificações dos materiais estão corretas. 3.1.7 - Os Pedidos de Compra devem ser aprovados pela Diretoria excetuando-se aquelas compras cujos valores sejam inferiores aos limites estabelecidos em ata de reunião.
Aprovado para uso
Renato Gurevich_ Nome (Diretoria)
_17_/_09_/_04_. DATA
Logo
Sistema de Gestão da Qualidade PO - Procedimento Operacional
Processo:
Identificação: PO.01 Versão: 03
Folha: 2 de 9
Aquisição
3.2 - Contratação de serviços 3.2.1 - A solicitação deve ser realizada através da REQUISIÇÃO DE MATERIAL, ATIVO E SERVIÇOS VIA INTERNET (FORM. 03) ou de forma eletrônica no I-NOPROF (Sistema Informatizado da Empresa). 3.2.2 - O Analista de Suprimentos consulta seu cadastro de prestadores de serviços para efetuar uma cotação ou concorrência. Eventualmente pode consultar o setor de arquitetura para conduzir o processo de especificação dos trabalhos. 3.2.3 - O Analista de Suprimentos deve agendar reuniões com os prestadores de serviços para esclarecer e especificar os trabalhos necessários. Pode-se passar cópias de projetos, memoriais e croquis para detalhamento dos serviços. 3.2.4 - Com as propostas em mãos, o Analista de Suprimentos deve elaborar uma planilha de cotação para equalização dos valores. 3.2.5 - A planilha de cotação e/ou as propostas devem ser encaminhadas à Diretoria para a escolha do prestador. 3.2.6 - Escolhido o fornecedor (que deve ser qualificado pela empresa), o Analista de Suprimentos deve emitir uma ORDEM DE SERVIÇO , que eventualmente pode ser complementada com contrato, em três vias e submetê-la a aprovação da Diretoria e fornecedor, comprovada por meio de assinatura. Uma via deve ficar de posse da empresa, outra com o fornecedor e a restante encaminhada para a obra. 3.2.7 - Antes da aprovação, o setor de arquitetura deverá analisar as condições técnicas quando houverem. Após todo o processo concluído, a Diretoria deve analisar as condições descritas neste contrato ou ordem de serviço, sejam condições comerciais como técnicas para desenvolvimento dos trabalhos. 3.3 - Qualificação de fornecedores 3.3.1 - Para pertencer ao cadastro informatizado de fornecedores da empresa, o fornecedor deve passar pelo processo de qualificação, que é realizado pelo Analista de Suprimentos /Coordenador de Engenharia/ Diretoria que deve selecioná-los com base nos seguintes critérios: a. ISO; b. Referências; c. Amostras; d. Verificação de serviços prestados; e. Visitas às instalações do fornecedor; f. Outros. 3.3.2 - Os fornecedores devem ser selecionados com base na sua capacidade em atender às necessidades da empresa, devendo passar pelas etapas de seleção descritas neste item. 3.4 - Avaliação dos fornecedores 3.4.1 - O Coordenador de Engenharia deve acompanhar, no máximo semanalmente os registros de inspeção de materiais e serviços da sua obra para verificar quaisquer ocorrências relativas à qualidade dos materiais e serviços prestados.
Logo
Sistema de Gestão da Qualidade PO - Procedimento Operacional
Processo:
Identificação: PO.01 Versão: 03
Folha: 3 de 9
Aquisição
3.4.2 - Também deve analisar ocorrências relacionadas ao atendimento e cumprimento de prazos destes fornecedores. 3.4.3 - Todas as ocorrências relacionadas ao fornecimento de materiais e/ou serviços, serviços prestados por projetistas e consultores devem ser comunicadas pelo Responsável pelo Setor ao Analista de Suprimentos, que, por sua vez, deve registrar as ocorrências no RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS (FORM.04) e tomar providências, sendo elas: rescisão de contrato, exclusão do cadastro de fornecedores selecionados ou troca de fornecedor. 3.4.4 - Sendo necessário, o fornecedor será advertido formalmente. 3.4.5 - Caso haja necessidade de exclusão de algum fornecedor, deve-se solicitar ao Analista de Suprimentos que é responsável pela manutenção do cadastro 3.4.6 - É permitida a manutenção do fornecedor no cadastro, mesmo que ele apresente desempenho ruim, nos seguintes casos: • Ser o único fornecedor disponível de um determinado produto ou serviço; • Estar finalizando um serviço ou uma entrega programada, não compensando a alteração do fornecedor; • Outros motivos julgados tecnicamente relevantes pela Diretoria da empresa. 3.4.7 - Em qualquer um dos casos citados acima, a construtora deve manter os critérios de aceitação previstos nos procedimentos e tomar as ações corretivas e/ou preventivas necessárias para a melhoria do fornecedor no período que ele ainda estiver fornecendo. 3.4.8 - Os fornecedores que eventualmente forem excluídos do cadastro de fornecedores aprovados poderão retornar à condição de aprovado mediante novo processo de qualificação, conforme o item anterior.
4. FORMULÁRIOS E MODELOS CORRELATOS •
Tabela de Materiais e Serviços Controlados (ANEXO);
•
Tabela de Especificação de Materiais (ANEXO);
•
Requisição de Material, Ativo e Serviços (FORM. 02);
•
Requisição de Material, Ativo e Serviços via internet (FORM. 03);
•
Relatório de Avaliação do Empresas (FORM. 04).
Sistema de Gestão da Qualidade
Logo
PO - Procedimento Operacional Processo:
Identificação: PO.01 Versão: 03
Folha: 4 de 9
Aquisição
5. CONTROLE DE REGISTROS Os registros da qualidade gerados pelas atividades deste procedimento são controlados da seguinte forma: Identificação
Requisição de material, ativo e serviços via internet (FORM. 03)
Local do Arquivo
Tipo do arquivo e proteção
1a via
Tempo de retenção
Descarte
Pasta com identificação (Processo de compra CR n.º “materiais e/ou serviços” )
6 meses após o fim da obra
Arquivo morto
Pasta com identificação “RMAs atendidas”
Até o final da obra
Lixo
Eletrônico/Back-up diário
Até o final da obra
Deletar
1a via: Departamento de Suprimentos
Pasta com identificação (Processo de compra CR n.º “materiais ” )
6 meses após o fim da obra
Arquivo morto
3a via: Escritório da obra
Pasta com identificação “RMAs atendidas”
Até o final da obra
Lixo
Eletrônico/Back-up diário
Até o final da obra
Deletar
Via Analista de Suprimentos: Departamento de Suprimentos
Pasta com identificação “Relatório de Avaliação de empresa”
1 ano
Lixo
1a via: Departamento de Suprimentos
Pasta com identificação (Contratos CR n.º )
6 meses após o fim da obra
Arquivo morto
3a via: Escritório da obra
Pasta com identificação “RMAs atendidas”
Até o final da obra
Lixo
1a via: Departamento de Suprimentos
Pasta com identificação (Processo de compra CR n.º “serviços”)
6 meses após o fim da obra
Arquivo morto
3a via: Escritório da obra
Pasta com identificação “RMAs atendidas”
Até o final da obra
Lixo
Departamento de Suprimentos 2a via Escritório da obra
http://200.168.74.119/ Requisição via I-NOPROF
Pedido de Compra
Pedido de Compra (Sistema Informatizado da Empresa) Relatório de Avaliação da Empresa (FORM. 04)
Contratos de prestação de serviços
logotipoRRG/ Sistema/Produção/ Materiais/Requisições
http://200.168.74.119/ logotipoRRG/ Sistema/Suprimentos/ Materiais/Pedidos
Ordem de Serviço
Logo
Sistema de Gestão da Qualidade PO - Procedimento Operacional
Processo:
Identificação: PO.01 Versão: 03
Folha: 5 de 9
Aquisição
TABELA DE MATERIAIS E SERVIÇOS CONTROLADOS MATERIAIS CONTROLADOS
SERVIÇOS CONTROLADOS
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25.
1.
Bloco cerâmico e bloco cerâmico estrutural; Argamassa industrializada; Placa de gesso acartonado; Perfis metálicos para dry-wall; Gesso ensacado; Placa cerâmica; Pedra natural; Cimento; Areia; Brita; Madeiras para cobertura; Barras, fios e telas de aço; Concreto usinado; Telhas cerâmicas; Batentes de madeira; Folhas de portas; Esquadrias; Disjuntores; Fios e cabos elétricos; Interruptores e tomadas; Eletrodutos; Tubos de pvc; Bancadas; Louças sanitárias; Metais sanitários.
2.
3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29.
Execução de alvenaria não estrutural e de divisória leve (alvenaria de vedação e divisória de dry-wall); Execução de revestimentos interno de área seca, incluindo produção de argamassa em obra, quando aplicável (gesso liso); Execução de revestimento interno de área úmida (revestimento de argamassa, cerâmica); Execução de contrapiso; Execução de revestimento de piso interno de área seca (cerâmica, pedra); Execução de revestimento de piso interno de área úmida (cerâmica); Execução de revestimento de piso externo (cerâmica, pedra e piso cimentado); Execução de impermeabilização (manta, argamassa polimérica e membrana); Execução de pintura interna (PVA); Execução de pintura externa (acrílica); Execução de instalações elétricas; Execução de hidro-sanitária; Compactação de aterro; Locação de obra; Execução de fundação (sapata isolada, strauss, tubulão); Execução de fôrma; Montagem de armadura; Concretagem de peça estrutural; Execução de alvenaria estrutural; Execução de revestimento externo (texturizado); Execução de forro (gesso, madeira); Execução de cobertura em telhado (telha cerâmica); Colocação de batentes e portas (madeira); Colocação de janelas (pvc, madeira, alumínio); Produção de concreto em obra; Produção de argamassa em obra; Produção de graute; Colocação de bancadas, louças e metais sanitários; Execução de laje pré-moldada.
Sistema de Gestão da Qualidade
Logo
PO - Procedimento Operacional
Identificação: PO.01 Versão: 03
Folha: 5 de 9
Aquisição
Processo:
TEM - TABELA DE ESPECIFICAÇÃO DE MATERIAIS MATERIAL
Bloco cerâmico e bloco cerâmico estrutural Argamassas industrializadas (revestimento, rejunte, assentamento, colante)
Placa de gesso acartonado
Perfil metálico para dry-wall
Gesso ensacado
Placa cerâmica
Pedra natural
Cimento
DADOS PARA AQUISIÇÃO QUE DEVEM CONSTAR NO PEDIDO OU CONTRATO DE COMPRA •
Dimensões nominais dos blocos;
•
Tipo de bloco (canaleta, jota, etc.), quando for o caso;
•
Norma técnica pertinente (NBR 7171- bloco cerâmico para alvenaria/ NBR 6461 - bloco cerâmico para alvenaria – Ensaio de ruptura à compressão – Para blocos estruturais).
•
Aviso solicitando o certificado de qualidade do lote.
•
Marca;
•
Tipo de argamassa desejado pela obra (revestimento externo, interno, de tetos, colante etc.);
•
Peso do saco;
•
Norma técnica pertinente (NBR-13281- argamassa industrializada para assentamento de paredes e revestimentos de paredes e tetos; NBR 14081- argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas).
•
Dimensões (comprimento, largura e espessura);
•
Tipo de placa (normal, resistente a água, resistente a fogo);
•
Norma técnica pertinente (NBR 14715- chapas de gesso acartonado).
•
Tipo de perfil;
•
Dimensões (comprimento, largura e espessura);
•
Norma técnica pertinente (NBR 7008 – Chapas de aço carbono zincados pelo processo contínuo de imersão a quente).
•
Tipo de gesso (lento, rápido);
•
Peso do saco;
•
Norma técnica pertinente (NBR 13207- gesso para construção civil).
•
Modelo ou linha do produto;
•
Dimensões (comprimento e largura);
•
Código de tonalidade;
•
Código do fornecedor (quando houver, substituindo as especificações acima);
•
Norma técnica pertinente (NBR 13818- placas cerâmicas para revestimento).
•
Tipo de pedra (ardósia, mármore, granito, etc.);
•
Tonalidade;
•
Espessura (quando for o caso);
•
Dimensões da lajota (comprimento, largura) ou cacos;
•
Normas técnicas pertinentes (NBR 7205- placa de mármore natural para revestimentos superficiais verticais externos; NBR 7206- placa de mármore natural para revestimentos de pisos).
•
Tipo de cimento desejado pela obra (CP I, CP IS, CP IIE, CP IIZ, CP IIF, CP III, CP-IV ou CP V);
•
Classe do cimento desejado pela obra (25, 32 ou 40);
•
Marca;
•
Aviso solicitando que o material possua o selo de qualidade da ABCP –Associação Brasileira de Cimento Portland;
•
Norma técnica pertinente (NBR 5732 para o CP-I, NBR 11578 para o CP-II, NBR 5735 para o CP-III, NBR 5736 para o CP-IV ou NBR 5733 para o CP-V).
Sistema de Gestão da Qualidade
Logo
PO - Procedimento Operacional
Areias e brita
Madeira para coberturas
Barras *, fios **, telas de aço *** e aço pronto****
•
Tipo de areia desejado pela obra (média, grossa ou fina);
•
Tipo de brita (número 1, 2, 3, pó de pedra, pedrisco, etc);
•
Se a areia é lavada;
•
Aviso esclarecendo que o material será cubado na obra e será pago o volume real encontrado;
•
Norma técnica pertinente (NBR 7211 - agregado para concreto, NBR 7200).
•
Tipo (sarrafo, caibro, etc.);
•
Espécie da madeira;
•
Dimensões (largura, comprimento e bitola);
•
Comprimento mínimo ou exato de peças avulsas (quando necessário);
•
Tipo de tratamento preservativo (se houver);
•
Aviso esclarecendo que as peças serão verificadas na obra e que as peças defeituosas serão rejeitadas ou devolvidas ao fornecedor para reposição ou desconto no pagamento ;
•
Normas técnicas pertinentes (NBR 11700- madeira serrada de coníferas provenientes de reflorestamento para uso geralclassificação; NBR 12498- madeira serrada de coníferas provenientes de reflorestamento para uso geral- dimensões e lotes; NBR 9487- classificação de madeira serrada de folhosas).
•
Tipo de aço (CA-50, 25, 60) (*,**,****);
•
Designação ou descrição da tela (Q-61, Q-138, etc.) (***);
•
Bitola e comprimento (*,**);
•
Forma de entrega em rolos ou painéis (***);
•
Corte e dobra de acordo com projeto estrutural (****);
•
Aviso solicitando que as barras sejam entregues abertas (não dobradas);
•
Aviso solicitando o certificado de qualidade do lote;
•
Norma técnica pertinente (NBR-7480- barras e fios de aço destinados a armaduras para concreto armado; NBR 7481- tela de aço soldada).
•
Resistência característica do concreto à compressão na idade estabelecida (fck);
•
Consistência expressa pelo abatimento de tronco de cone (slump);
•
Outras características estabelecidas pelo engenheiro (módulo de elasticidade, agregados, etc.);
•
Aviso esclarecendo que no recebimento do concreto será exigida nota fiscal, que deverá conter as seguintes informações: a)
a hora de saída do caminhão da usina;
b)
o número do lacre;
c)
a quantidade máxima de água permitida a ser adicionada ao concreto, caso ele não esteja com o slump adequado.
•
Norma técnica pertinente (NBR7212- execução de concreto dosado em central; NBR 12655- concreto- preparo, controle e recebimento).
•
Tipo de telha (capa e canal, francesa, romana);
•
Cor (quando necessário);
•
Norma técnica pertinente (NBR 9601- telha cerâmica de capa e canal; NBR 7172- telha cerâmica tipo francesa; NBR 13582- telha cerâmica tipo romana).
•
Espécie de madeira;
•
Dimensões das peças (altura, largura e espessura);
Batente de madeira • •
Folhas de porta de madeira
Folha: 8 de 9
DADOS PARA AQUISIÇÃO QUE DEVEM CONSTAR NO PEDIDO OU CONTRATO DE COMPRA
Concreto usinado
Telhas cerâmicas
Versão: 03
Aquisição
Processo:
MATERIAL
Identificação: PO.01
Tipo de acabamento superficial (encerado, bruto, etc); Aviso esclarecendo que os batentes deverão atender à norma técnica (NBR 8542- desempenho de porta de madeira de edificação), não devendo apresentar desvios dimensionais além dos limites tolerados, nem defeitos visuais tais como rachaduras, nós, arqueamentos, encurvamentos ou lascamentos de cantos.
•
Espécie da madeira;
•
Tipo (mexicana, lisa, almofadada, calha, etc);
•
Dimensões das folhas (comprimento, largura, espessura);
•
Estruturação interna (quando necessário);
•
Norma técnica pertinente (NBR-8542- desempenho de porta de madeira de edificações).
Sistema de Gestão da Qualidade
Logo
PO - Procedimento Operacional
Esquadrias Metálicas
Esquadrias de PVC
Esquadrias de madeira
Disjuntores elétricos
Fios e cabos
Interruptores e tomadas
Versão: 03
Folha: 8 de 9
Aquisição
Processo:
MATERIAL
Identificação: PO.01
DADOS PARA AQUISIÇÃO QUE DEVEM CONSTAR NO PEDIDO OU CONTRATO DE COMPRA •
Dimensões;
•
Tipo de batente (envolvente, comum, etc.);
•
Tipo de funcionamento (basculante, pivotante, de correr etc.);
•
Lado e sentido de abertura ;
•
Sistema de fixação (grapa ou bucha, com contra marco ou não);
•
Tipo de tratamento superficial e/ou pintura;
•
Projeto de esquadrias, quando for o caso;
•
Norma técnica pertinente (NBR-10821- caixilho para edificação-janelas; NBR-13756- esquadria de alumínio).
•
Dimensões (largura e altura referentes às dimensões externas das esquadrias);
•
Tipo de batente (envolvente, comum, etc.);
•
Tipo de funcionamento (basculante, pivotante, de correr etc.);
•
Lado e sentido de abertura;
•
Fornecida com vidro (simples, duplo, laminado e temperado) ou não;
•
Tonalidade ou tratamento superficial;
•
Sistema de fixação (grapa ou bucha, com contra marco ou não, aparafusada);
•
Especificação ou projeto de esquadrias (quando houver);
•
Código de catálogo do produto (quando houver);
•
Norma técnica pertinente (NBR 10821- caixilho para edificação-janelas).
•
Dimensões;
•
Tipo de batente (envolvente, comum, etc.);
•
Tipo de funcionamento (basculante, pivotante, de correr etc.);
•
Lado e sentido de abertura;
•
Sistema de fixação (grapa ou bucha, com contra marco ou não);
•
Tipo de tratamento superficial e/ou pintura;
•
Projeto de esquadrias, quando for o caso;
•
Norma técnica pertinente (NBR-10821- caixilho para edificação-janelas; NBR-13756- esquadria de alumínio).
•
Tipo do disjuntor (monopolar, bipolar, tripolar);
•
Características nominais (tensão , corrente);
•
Marca;
•
Aviso solicitando que o material possua a marca de conformidade do INMETRO;
•
Norma técnica pertinente (NBR-5361- disjuntores de baixa tensão).
•
Tipo de material (cobre, etc.);
•
Tipo (cabo, cordão, fio);
•
Cor;
•
Dimensão da seção (bitola);
•
Aviso solicitando que o material possua a marca de conformidade do INMETRO;
•
Norma técnica pertinente (NBR-6148- condutores isolados com isolação de cloreto de polivinila (PVC) para tensões de até 750 V – sem cobertura / NBR 7288 – Cabos de potência isolados com PVC até 1 KV).
•
Tipo de peça (tomadas, interruptores, espelhos, etc.);
•
Tipos das tomadas (redonda, retangular, número de plugues “P”, com ou sem terra “T”);
•
Tipos dos interruptores (paralelo, intermediário ou simples);
•
Número e tipos de postos (1 tecla simples e 1 tecla universal, etc.);
• •
Marca e modelo;
•
Características nominais (tensão, corrente);
•
Aviso solicitando que o material possua a marca de conformidade do INMETRO;
•
Norma técnica pertinente (NBR-6527- interruptores para instalação elétrica fixa doméstica e análoga; NBR 6147- plugues e tomadas para uso doméstico e análogo).
PO - Procedimento Operacional
Eletrodutos (plásticos e metálicos)
Tubos de PVC
Bancada de pedra natural
Louças sanitárias
Metais sanitários
Versão: 03
Folha: 8 de 9
Aquisição
Processo:
MATERIAL
Identificação: PO.01
Sistema de Gestão da Qualidade
Logo
DADOS PARA AQUISIÇÃO QUE DEVEM CONSTAR NO PEDIDO OU CONTRATO DE COMPRA •
Tipo de eletroduto (rígido, flexível corrugado ou liso);
•
Tipo de junta (soldável ou roscável);
•
Tipo de material (PVC, PE polietileno, aço-carbono);
•
Diâmetro (milímetro ou polegada);
•
Tipos de revestimento (galvanizado e esmaltado);
•
Classe A ou B, para eletrodutos rígidos de PVC;
•
Forma de entrega (metragem de rolos para eletrodutos flexíveis, barras, etc.);
•
Marca;
•
Norma técnica pertinente (NBR-6689- requisitos gerais para condutos de instalações elétricas prediais; NBR 6150eletroduto de PVC rígido; NBR 5624- eletroduto rígido de aço-carbono, com costura, com revestimento protetor e rosca; NBR 13057- eletroduto rígido de aço-carbono, com costura, zincado eletroliticamente e com rosca).
•
Tipo de linha (instalação de água fria, série reforçada, série normal, etc.);
•
Tipo de junta (soldável, bolsa e virola, roscável);
•
Cor;
•
Marca ;
•
Diâmetro (mm ou polegada);
•
Norma técnica pertinente (NBR-5648- sistemas prediais de água fria; NBR 5688- sistemas prediais de água pluvial, esgoto sanitário e ventilação).
•
Tipo de pedra (granito, mármore, etc.);
•
Espessura (quando for o caso);
•
Acabamento;
•
Dimensões;
•
Dimensões e detalhes das peças complementares (frontões, etc.).
•
Tipo (modelo) do produto;
•
Coloração;
•
Dimensões;
•
Consumo de água (bacias sanitárias);
•
Classe de qualidade (primeira ou não);
•
Código do fornecedor (quando houver, substituindo as especificações acima);
•
Norma técnica pertinente (NBR 6452- aparelhos sanitários de material cerâmico).
•
Tipo (modelo) do produto;
•
Tipo de fixação e/ou instalação;
•
Tipo de tratamento da superfície (bruto e polido);
•
Dimensões (diâmetro nominal);
•
Código do fornecedor (quando houver, substituindo as especificações acima);
•
Normas técnicas pertinentes (NBR 10281- torneira de pressão; NBR 10072 - instalações hidráulicas prediais - registro de gaveta de liga de cobre; NBR 12904- válvula de descarga).